Edição: 293

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/4/19

Marinha Grande

Exposição no Museu do Vidro revive 135 anos de história da empresa Santos Barosa

Inauguração da exposição

O Museu do Vidro, na Marinha Grande, recebeu, no final da tarde de 10 de abril, a inauguração da exposição “Santos Barosa | 135 Anos de História”, numa cerimónia marcada por emoção, memórias e reconhecimento.

A iniciativa foi promovida pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a empresa vidreira Santos Barosa S.A., e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; do diretor geral da Vidrala Europa, Victor Tolosa; do diretor-geral da empresa, Vítor Martins; de representantes de entidades locais; de ex-trabalhadores da fábrica, seus familiares e outros convidados.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, destacou a importância da Santos Barosa na história e identidade da Marinha Grande: “estamos a cumprir o legado que nos deixaram e a refletir sobre o que nos foi transmitido. Esta exposição permite ver como tudo começou, desde a modernização à responsabilidade social, que não nasceu hoje. É uma homenagem aos obreiros da fábrica e uma forma de agradecimento à Vidrala por permitir dar a conhecer quem somos e de onde viemos.”

O diretor-geral da empresa, Vítor Martins, evidenciou o envolvimento e dedicação colocados na preparação da exposição. Referiu que “ver aqui antigos colegas de trabalho é particularmente emotivo. O acervo doado ao Município tem grande importância e gratifica-nos saber que está em boas mãos, com condições para ser preservado.”

A exposição celebra os 135 anos da mais antiga empresa privada da Marinha Grande em funcionamento, fundada em novembro de 1889. Organizada em núcleos temáticos, a mostra apresenta o percurso evolutivo da empresa, passando pela modernização, produção e ação social, destacando o apoio aos trabalhadores e o papel da fábrica no desenvolvimento da comunidade.

A exposição apresenta imagens, objetos e documentos que retratam os 135 anos da história da Santos Barosa. Entre os conteúdos destacados, é possível encontrar uma breve abordagem histórica, a evolução da modernização e do progresso tecnológico, a estratégia de desenvolvimento da empresa, os processos de produção, a importância da mão-de-obra e o impacto social da empresa — visível na criação da creche e da cooperativa para apoio aos seus trabalhadores e famílias.

Os antigos trabalhadores da fábrica e familiares, partilharam memórias e vivências ligadas a uma empresa que marcou gerações.

A exposição “Santos Barosa | 135 Anos de História” está patente ao público até 30 de junho de 2025, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00, no Museu do Vidro.

    Fonte: GCICMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.