Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/2

Investimento superior a 2,1 milhões de euros

Município de Leiria adjudica obras para novos parques de estacionamento

O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 29 de abril, em reunião de Câmara, a adjudicação das empreitadas para construção dos dois novos parques de estacionamento, junto à Rotunda D. Dinis e na Avenida Papa Francisco, num investimento superior a 2,1 milhões de euros.

A medida pretende contribuir para o aumento da oferta de estacionamento público, já que será criado um total de 419 lugares e que ambos serão de utilização gratuita, e para a redução dos impactos ambientais da circulação rodoviária, ficando localizados em pontos estratégicos de acesso à cidade.

O parque junto à Rotunda D. Dinis, perto de estabelecimentos escolares e de diversos serviços, será composto por 271 lugares e será complementado com ciclovias e acessos pedonais ligando às infraestruturas já existentes, bem como à rede de transportes públicos.

O Município pretende também que este espaço seja adequado para momentos de recreio e de lazer, incluindo a realização de pequenos eventos não permanentes, e, por isso, a arquitetura paisagística será um elemento predominante da nova infraestrutura.

Já o parque na Avenida Papa Francisco terá duas zonas, uma bolsa com 81 lugares e outra em rua a construir paralelamente à avenida, estando também prevista intervenção ao nível da rede de drenagem de águas residuais pluviais e inclusão de arborismo.

Ambos os parques serão integrados no Leiria Smart City, o sistema de informação em tempo real sobre os lugares disponíveis, e terão também uma estação da biclis, com vista à promoção da intermodalidade e da utilização de meios de transporte mais suaves.

O investimento financeiro será de 1.424.142,30 euros (cerca de 150 mil euros abaixo do valor do concurso) para a infraestrutura junto à rotunda, o que obrigará ainda a visto do Tribunal de Contas, e de 719.486,77 euros para o parque na Avenida Papa Francisco, prevendo-se que cada uma das obras tenha uma duração de 14 meses.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.