Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/3

Aplicação interativa em destaque no concurso internacional da Apple

Estudante do IPL distinguido no Swift Student Challenge 2025 pela criação de app para a aprendizagem de língua gestual

João Franco

João Franco, estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, foi reconhecido como Distinguished Winner no Swift Student Challenge 2025, um concurso internacional promovido pela Apple, graças ao desenvolvimento de uma aplicação que visa a aprendizagem de língua gestual americana (ASL) de forma interativa, promovendo a inclusão através da tecnologia.

‘Gesture’ é o nome da aplicação que, utilizando aprendizagem automática e modelos 3D interativos, permite aos utilizadores aprenderem e praticarem língua gestual americana, com feedback em tempo real. A aplicação utiliza o modelo 3D da mão para guiar o utilizador nos gestos, permitindo que o sistema reconheça as imitações e forneça o feedback adequado de forma interativa e divertida.

Para apoiar os principiantes em ASL, a aplicação inclui dois níveis específicos para a prática da soletração. O primeiro nível é focado nas letras ‘ABC’, enquanto o segundo permite praticar a palavra ‘Swift’. Esses níveis iniciais ajudam os utilizadores a dominar os fundamentos da soletração e a familiarizarem-se com a aplicação, antes de avançarem para gestos e palavras mais complexas.

A aplicação oferece dois modos principais para facilitar a aprendizagem da língua gestual americana. O primeiro, ‘Desafio do Tempo’, desafia os utilizadores a realizar gestos de letras dentro de um limite de tempo, acumulando pontos a cada resposta correta. O segundo, ‘Modo de Soletração’, permite ao utilizador treinar qualquer palavra em língua gestual americana.

Todos os níveis e modos oferecem feedback visual e auditivo, proporcionando uma experiência interativa que auxilia e motiva o progresso dos utilizadores na aprendizagem da língua gestual.

“Acredito que a comunicação gestual deve estar ao alcance de todos. Com esta aplicação, o meu objetivo é tornar a aprendizagem de língua gestual mais acessível e envolvente, utilizando a tecnologia para quebrar barreiras e promover a inclusão, para que cada vez mais pessoas possam comunicar de forma mais fácil e eficaz”, explica João Franco, criador da ‘Gesture’.

O estudante do Politécnico de Leiria começou a desenvolver o projeto no final de janeiro deste ano, cerca de um mês antes da data limite de submissão do desafio para o Swift Student Challenge 2025.

“A aplicação está concluída e atingiu o objetivo proposto para o concurso. No entanto, pretendo continuar a melhorá-la e disponibilizá-la na App Store assim que possível, de modo a que mais pessoas possam beneficiar da sua utilização”, afirma.

Por ter sido reconhecido como Distinguished Winner no concurso, o estudante vai viajar até ao Apple Park, em Cupertino, Califórnia (EUA), com viagem e alojamento totalmente cobertos pela Apple, para uma experiência imersiva de três dias, tendo a oportunidade de participar na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC25), onde terá acesso exclusivo a sessões, mentoria e networking com engenheiros e líderes da Apple.

“Foi uma honra participar neste desafio e ser distinguido entre tantos candidatos. Esta experiência foi verdadeiramente enriquecedora e acredito que este reconhecimento reflete não só o meu empenho, mas também a qualidade do ensino e da preparação que tenho recebido no Politécnico de Leiria”, salienta João Franco.

O Swift Student Challenge é um desafio que incentiva estudantes de todo o mundo a demonstrarem criatividade e competências técnicas através do desenvolvimento de projetos inovadores com a linguagem de programação Swift. O concurso recebe anualmente milhares de candidaturas, das quais apenas 350 são selecionadas como vencedoras. Destas, 50 recebem a distinção de Distinguished Winner, um reconhecimento adicional pela excelência dos seus projetos, avaliados com base na inovação, criatividade, impacto social e inclusividade.

João Franco é licenciado em Engenharia Informática, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, e frequenta atualmente o mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, também na ESTG. É ainda investigador no Centro de Investigação em Informática e Comunicação (CIIC) do IPLeiria e professor assistente do departamento de Engenharia Informática na ESTG.

    Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.