Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/9

De 22 a 26 de maio, a Feira mais castiça do Ribatejo

Feira de Maio de Azambuja vai ter Carminho e Nininho Vaz Maia como cabeças de cartaz

Cartaz

A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das festas ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre os dias 22 e 26 de maio de 2025.

Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música.

Em destaque, na primeira noite, quinta-feira 22, o concerto com a fadista Carminho, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, e no sábado, dia 24, sobe ao palco, junto à Escola Boavida Canada, o cantor Nininho Vaz Maia. Duas grandes propostas musicais, a não perder, com acesso gratuito para todo o público.

Nas ruas da vila, as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única, em pleno coração de Azambuja.

No dia 22 de maio, pelas 17h00, na Praça do Município, acontece a inauguração oficial da Centenária Feira de Maio, que contará com a participação de campinos, muitos elementos das tertúlias e ainda a fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Este, que é o Dia das Tertúlias, irá começar, às 15h00, com o tradicional desfile pelas ruas da vila animado pelo grupo popular “Pilha-Galinhas”; seguindo-se, às 16h00, o espetáculo “Isto é Azambuja”, criando ambiente para a inauguração. A fechar o dia, terá lugar o concerto com Carminho, às 23h00, no Jardim Urbano.

Para a noite de sexta-feira, 23 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática espera de toiros e largada noturna. Após a recolha dos toiros, já para lá da meia-noite, inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora… animação garantida com vários grupos de baile – “Bico D’Obra” no Largo do Rossio e “Mala Conexion” no Largo de Palmela.

A não perder, também, o tradicional programa de Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e ainda três bandinhas itinerantes a animar as ruas e os arraiais. Às 03h00 da madrugada, a Praça do Município promete encher com o concerto “Cromos da Noite”.

O Dia do Cavalo – sábado, será dedicado às atividades equestres, com a prova de perícia de campinos e as provas de condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, na Rua Engº Moniz da Maia (entre a Praça do Município e o Centro Paroquial). A partir das 21h30, anuncia-se o tradicional passeio livre a cavalo, pelas ruas da vila e com visita a várias tertúlias.

 

Dois pontos altos marcam a animação na grande noite de sábado. Um deles será o concerto com o artista Nininho Vaz Maia, marcado para as 23h00, junto à Escola Boavida Canada. O outro é a já tradicional “Festa dos Anos 80”, iniciativa solidária da Tertúlia CCM”, que terá lugar na Praça do Município, com animação garantida a partir das 00h30 até o público querer.

Na manhã de domingo, dia 25, preenche-se a página mais solene da Feira de Maio, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na pessoa de Isidoro Simões, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio. No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome de Orlando Vicente.

Ainda no domingo – Dia do Campino, destaque para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas quatro da tarde, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 26 de maio, é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, recheada de atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, pelas ruas do evento. A derradeira tarde preenche-se com a entrega de diplomas e troféus às melhores ornamentações, e despede-se com a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2024!

Esta edição contempla ainda uma sessão de “Mesa da Tortura”, uma prova de resistência e bravura para os mais corajosos, que terá lugar na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, de 5ª para 6ªfeira à 01h00. No mesmo local, mas na madrugada de sábado para domingo (01h30), Azambuja vai receber um emocionante Concurso de Recortadores.

Este ano, a Feira de Maio volta a contar com um espaço dedicado ao artesanato e, ainda, com a tenda “Praça das Freguesias”, que será instalada no Páteo do Valverde. A excelente gastronomia local estará a ser servida nos cinco dias do certame, entre as 12h00 e as 24h00, exceto no primeiro dia da feira em que abrirá às 18h00.

São, assim, muitos e bons os motivos para visitar Azambuja em Maio.

      Fonte: TC|DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.