Municípios querem fortalecer o empreendedorismo regional
Caldas da Rainha, Cadaval e Coruche assinam Memorando com a Startup Portugal
2025-05-21 19:10:56

Memorandos de Entendimento contaram com 9 municípios portugueses
O Município das Caldas da Rainha assinou um memorando com a Startup Portugal para fortalecer o empreendedorismo regional, reforçando o apoio ao crescimento de startups e à retenção de talento na região.
A Startup Portugal, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do empreendedorismo no país, formalizou, durante a SIM Conference 2025, conferência que reúne startups, investidores e líderes do ecossistema empreendedor de diversos países, Memorandos de Entendimento (MoU) com 9 municípios portugueses, entre os quais o Município das Caldas da Rainhas. Este acordo visa fortalecer o ecossistema de empreendedorismo em Portugal, permitindo que as empresas reconhecidas como startups e scaleups, com sede nos municípios signatários, fiquem isentas do imposto de derrama municipal.
Além de Caldas da Rainha, os outros municípios que assinaram este memorando, na SIM Conference 2025, são Vila Nova de Famalicão, Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Paços de Ferreira, Penela e Vila Viçosa.
Para além da isenção da derrama municipal, o memorando estabelece a avaliação da implementação de possíveis outros benefícios fiscais. Entre os potenciais incentivos estão, por exemplo, a isenção ou redução de taxas a startups, scaleups e trabalhadores, desde que tenham a sua sede ou residência fiscal nos respetivos municípios.
No total, são já 31 os municípios portugueses que assinaram acordos semelhantes com a Startup Portugal. Em adição aos 9 municípios acima referidos, assinaram também São João da Madeira (o primeiro a aderir à iniciativa), seguido de Fundão, Porto, Arco de Valdevez, Barreiro, Monchique, Porto de Mós e Odemira, Braga, Coimbra, Matosinhos, Tomar, Montemor-o-Novo, Alcanena, Covilhã, Penacova, Carregal do Sal, Mangualde, São Pedro do Sul, Sever do Vouga, Arganil e Vila Nova de Paiva.
“Com a assinatura destes novos memorandos, reforçamos o nosso compromisso de criar um ambiente mais favorável ao crescimento das startups em todo o território nacional. A colaboração com os municípios é essencial para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional”, salienta António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
Estes acordos reforçam o papel dos municípios na dinamização do ecossistema empreendedor nacional, promovendo um ambiente fiscal e regulatório mais competitivo e atrativo para empresas inovadoras. O objetivo é não só fixar talento, mas também estimular o investimento e o desenvolvimento económico regional.
A assinatura dos MoU decorreu no âmbito da SIM Conference 2025, organizada pela Startup Portugal, que se realiza até 9 de maio no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A conferência junta startups, investidores e líderes do ecossistema de inovação de todo o mundo, consolidando o posicionamento de Portugal como um dos principais hubs tecnológicos da Europa.
A Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos, detentora do Estatuto de Utilidade Pública (conferida pelo Decreto-Lei 33/2019 de 4 de março), cuja missão é o desenvolvimento de atividades de interesse público para a promoção do empreendedorismo, em estreita ligação com entidades públicas e privadas que atuam no ecossistema nacional de empreendedorismo.
Fonte: UDM|CMCR
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.