Edição: 295

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/6/25

Totalizando 477 novos lugares

Câmara de Leiria investe 2,2 milhões de euros em três novos parques de estacionamento

O Município de Leiria apresentou esta segunda-feira, dia 23 de junho, as obras dos novos parques de estacionamentos na cidade, que irão levar à criação de 477 lugares, num investimento que ronda os 2,2 milhões de euros e que permite aumentar a oferta e contribuir para a intermodalidade de transportes.

“Os estacionamentos já não são projetos, são obra, porque estamos a dizer que vão começar”, começou por defender o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, para quem “a preocupação com a mobilidade é algo que nos deve focar cada vez mais”, garantindo que “vamos continuar a procurar soluções”.

O autarca falava dos três parques de estacionamento a construir na Avenida Papa Francisco, junto à Rotunda D. Dinis e no Centro de Saúde (CS) Dr. Gorjão Henriques, infraestruturas que vêm responder à “carga” do crescimento urbano e às consequentes pressões na circulação e transformação na área da mobilidade.

Gonçalo Lopes acrescentou que a triangulação destes novos parques com o espaço de estacionamento existente nas Olhalvas “permite circular a pé ou de Mobilis”, defendendo, no entanto, que “temos de ter mais investimento, mas é necessário também mais financiamento” para encontrar medidas que criem alternativas à utilização do automóvel.

De recordar que o parque junto Rotunda D. Dinis, perto de estabelecimentos escolares e de diversos serviços, será composto por 271 lugares e será complementado com ciclovias e acessos pedonais ligando às infraestruturas já existentes, bem como à rede de transportes públicos.

O Município pretende também que este espaço seja adequado para momentos de recreio e de lazer, incluindo a realização de pequenos eventos não permanentes, e, por isso, a arquitetura paisagística será um elemento predominante da nova infraestrutura.

Já o parque na Avenida Papa Francisco terá duas zonas, uma bolsa com 81 lugares e outra em rua a construir paralelamente à avenida, estando também prevista intervenção ao nível da rede de drenagem de águas residuais pluviais e inclusão de arborismo.

Ambos os parques serão integrados no Leiria Smart City, o sistema de informação em tempo real sobre os lugares disponíveis, e terão também uma estação da biclis, com vista à promoção da intermodalidade e da utilização de meios de transporte mais suaves.

Nas imediações e no interior do CS Dr. Gorjão Henriques, será iniciada, na primeira quinzena de julho, a obra de criação de 58 lugares, não sendo possível aumentar a capacidade no exterior devido às limitações legais de segurança do Estabelecimento Prisional de Leiria, mas, segundo anunciou o presidente da Câmara, está em fase de obtenção de pareceres uma obra para mais 92 lugares dentro do Centro de Saúde.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.