Edição: 296

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/7/9

LART apresentou o conceito do novo carro, que estará concluído em 2026

Equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria apresenta conceito do novo carro TEK-26e

Equipa da Fórmula Student do IPL

A LART – Leiria Academic Racing Team, equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria, apresentou, no dia 3 de julho, o conceito do novo carro TEK-26e, previsto ficar concluído em 2026, que assinala uma “nova fase” da equipa, marcada pela “inovação e disrupção”. O projeto do TEK-26e vai agora ser apresentado e avaliado na Classe 2 da FS Portugal 2025, competição que se realiza entre 27 de julho e 1 de agosto, em Castelo Branco, com a equipa a ambicionar alcançar o primeiro lugar nesta categoria.

Após termos estreado, no ano passado, o nosso primeiro carro elétrico e com condução autónoma – T-24e (Voidster) –, agora tínhamos de arriscar e inovar ainda mais. Para isso, desenvolvemos um plano já a olhar para 2030, e analisámos as equipas de topo a nível mundial da Formula Student, para verificarmos quais são os conceitos dos seus carros”, começou por explicar Guilherme Pereira, team leader da LART.

Segundo o estudante, existem três conceitos comuns às melhores equipas, que serviram de “inspiração” para o desenvolvimento do conceito do TEK-26e: chassis monocoque em fibra de carbono, que torna os carros mais leves, jante 10” AWD e bateria em compósitos.

Em 2026 não vamos avançar já com o chassis monocoque, esse é um objetivo para 2030, mas vamos começar a trabalhar o carbono e vamos criar uma estrutura de impacto traseira, já a pensar no final da década. Vamos passar de jante 13” para jante 10” com dois motores, e vamos avançar para a bateria em compósitos”, referiu Guilherme Pereira.

No que respeita às características do TEK-26e, o carro terá um peso de 234 kg, menos 18% que o T-24e (Voidster), perspetivando-se que percorra dos 0 aos 75 metros em menos de 4.2 segundos, o que representa uma diminuição de 3% de tempo face ao Voidster.

Vamos baixar a potência para 70 kW/94 hp, menos 8% que o Voidster, mas se olharmos para o rácio peso-potência, temos um rácio de 401 hp/ton (mais 4%). Além disso, vamos reduzir a capacidade da bateria para 6.7 kWh (-10%), permitindo também que o carro fique mais leve, e vamos ter 528 N de downforce, o que significa uma melhoria de 133% face ao carro anterior”, expôs o team leader da LART.

Para o desenvolvimento do TEK-26e, a LART estabeleceu uma parceria estratégica com a TEKEVER, a mais recente ‘empresa-unicórnio’ portuguesa, que se junta à equipa como Name Sponsor do projeto.

O TEK-26e vai ser apresentado e avaliado na FS Portugal 2025, na Classe 2, sendo o objetivo da equipa alcançar o primeiro lugar. “Na FS Portugal 2023, com o projeto do Voidster, alcançámos o primeiro lugar na Classe 2. Portanto, não ambicionamos menos que isso na edição deste ano. Queremos que o protótipo TEK-26e seja avaliado e reconhecido”, afirmou Guilherme Pereira.

Na FS Portugal 2025, além da Classe 2, a LART vai também competir na Classe 1 com o Voidster, objetivando alcançar o primeiro lugar em algumas provas e terminar no TOP 3 geral.

Após a participação na competição nacional, segue-se a FS Germany 2025, considerada a maior competição internacional de Formula Student, que se realiza entre os dias 18 e 24 de agosto. “Será um regresso da nossa equipa à Alemanha, 10 anos após a última participação nesta competição. Vamos competir com o Voidster e a nossa ambição é terminarmos no TOP 30”, referiu o líder da LART, constituída por 52 elementos, divididos entre sete departamentos.

A Formula Student é uma prova de engenharia do mais alto nível, que estimula não só as capacidades científicas e técnicas dos estudantes, mas também as competências humanas e profissionais, e as soft skills, muito valorizadas no mercado. Estes estudantes ficam com uma preparação acima da média porque, além do seu desempenho técnico-científico nas aulas, têm de arranjar tempo para se dedicarem a este projeto e conseguirem gerir orçamentos e desenvolver e construir os protótipos. Não é fácil gerir este projeto e apresentar resultados. É uma equipa excecional”, destacou Fernando Silva, subdiretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.

Na mesma linha, João Fonseca Pereira, docente da ESTG e team advisor da LART, salientou que “os estudantes envolvidos investem muito tempo e têm de conciliar os trabalhos das aulas com os trabalhos inerentes às funções que têm na equipa. Sem dúvida que, quando terminam os estudos, saem para o mercado já com uma excelente capacidade de gestão de tempo”.

O evento de apresentação do conceito do novo carro TEK-26e contou ainda com a mesa redonda ‘Talento, Tecnologia e Inovação Académica’, com a participação de Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Tiago Nunes, diretor de produto da TEKEVER, Henrique Carvalho, diretor executivo da NERLEI CCI, e Carlos Palheira, vereador do município de Leiria, tendo sido unânime a relevância do projeto Formula Student no contexto académico, profissional e regional.

Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.