Edição: 296

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/7/11

Em Pousos, Santa Eufémia e Boa Vista, e Barreira

Construção de Unidades de Saúde reforça rede de prestação de cuidados primários em Leiria

O Município de Leiria fez, esta segunda-feira, dia 7 de julho, um ponto de situação sobre as obras de construção das três Unidades de Saúde (US) no concelho (Pousos, Santa Eufémia e Boa Vista, e Barreira), empreitadas que, com um investimento global de cerca de 5,2 milhões de euros (sem IVA), pretendem contribuir para melhorar as condições de acesso aos cuidados de saúde no concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, estes estabelecimentos “estão num largo urbano que podem aliviar a carga do Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques, por isso ficamos com uma zona urbana com uma rede muito boa de centros de saúde”.

Com um olhar sobre todas as freguesias do concelho, o autarca destacou o trabalho que tem sido feito e no que é ainda necessário fazer, com especial atenção para as infraestruturas desta área em que é ainda preciso melhorar as condições.

No entanto, segundo Gonçalo Lopes, ficará a faltar a captação e fixação de médicos, medidas que obrigam à criação de soluções e de incentivos, principalmente na habitação e na educação, referindo também o sucesso do projeto Bata Branca e o investimento privado que tem sido feito no concelho na área da saúde.

Quanto às obras em curso, a US de Pousos, iniciada em janeiro, está a ser erguida em terreno junto ao cemitério local e, com 725 metros quadrados de área de construção, será composta por uma receção, 14 gabinetes médicos, de enfermagem e de saúde materno-infantil, salas de tratamento, áreas de apoio e 22 lugares de estacionamento para utentes e profissionais de saúde.

O investimento estimado é de 1.647.000 euros (sem IVA) e o prazo de execução previsto é de 18 meses.

Em Santa Eufémia e Boa Vista, a US está a nascer, desde fevereiro, junto ao entroncamento da Avenida D. João Pereira Venâncio e da Rua Padre António Reis, e a área de construção é de 595 metros quadrados, ocupados por uma receção, oito gabinetes médicos e de enfermagem, salas de tratamento e área de apoio, ficando o exterior com 28 lugares de estacionamento.

A duração da empreitada deverá ser de 18 meses, para um investimento que ronda os 1.377.000 euros (sem IVA).

Já na Barreira, cujos trabalhos iniciaram a 16 de junho, em terreno junto à Estrada da Carvalhinha, a US terá 818 metros quadrados e, para além de uma receção, o edifício terá 15 gabinetes médicos, de enfermagem e de saúde materno-infantil, duas salas de tratamento, áreas de apoio e, no exterior, 29 lugares de estacionamento.

Para esta obra, o investimento foi estimado em 2.217.001,51 euros (sem IVA) e prevê-se que dure 400 dias.

O processo de construção de estabelecimentos de saúde executado pelo Município de Leiria começou em 2022, com as obras das unidades de Parceiros e Azoia, de Amor e de Bidoeira de Cima.

Estas empreitadas têm o apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

    Fonte: GIRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.