Edição: 296

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/7/17

Projeto da Valvian anunciado publicamente

Óbidos acolhe mega centro de biotecnologia no Parque Tecnológico

Nuno Prego Ramos (Foto: Eco)

O Parque Tecnológico de Óbidos vai receber um investimento de referência internacional na área da biotecnologia. A Valvian, startup liderada por Nuno Prego Ramos, irá instalar em Óbidos um centro de produção e investigação científica com ambição europeia, reforçando o posicionamento de Portugal como território de inovação em saúde, farmacologia e inteligência artificial.

O projeto, anunciado publicamente na passada sexta-feira no evento “Conversas com Fomento”, do jornal ECO, integra unidades de I&D e uma fábrica de produção biotecnológica avançada, prevendo-se a criação de dezenas de postos de trabalho altamente qualificados e o fortalecimento do ecossistema tecnológico da região Oeste.

Para o presidente do Município de Óbidos, este é um projeto “de gro ande dimensão, com impacto direto na economia nacional, na criação de emprego qualificado e na afirmação de Óbidos como território de inovação”. “Investir em biotecnologia é, obviamente, investir na qualidade de vida, na investigação aplicada e em soluções que fazem a diferença na vida das comunidades”, afirma Filipe Daniel, destacando a visão do empreendedor Nuno Prego Ramos, impulsionador da Valvian, que adquiriu recentemente um conjunto de cinco lotes e “cujo empenho e capacidade de liderança vão transformar o nosso Parque Tecnológico num ecossistema de inovação e biotecnologia”.

“Com este novo centro, damos um passo firme no caminho da diversificação económica, da atração de talento e da valorização do conhecimento científico. A captação deste tipo de investimentos está ligada à nossa estratégia de fixação e atração de jovens para o concelho e é também o resultado de anos de trabalho em rede, de vários executivos municipais, administrações da Obitec, parceiros locais, nacionais e internacionais, universidades, centros de investigação e de quem acredita no futuro dos territórios fora dos grandes centros”, frisa o autarca.

Na mesma linha, o diretor executivo do Parque Tecnológico de Óbidos reitera que “este investimento confirma a capacidade do Parque Tecnológico de Óbidos em atrair empresas de base científica com visão global”. “A aposta da Valvian demonstra que é possível fazer ciência e tecnologia de ponta fora dos grandes centros, promovendo desenvolvimento económico, atração de talento e inovação com impacto real na sociedade”, sublinha Miguel Silvestre.

Para além do centro de biotecnologia, Nuno Prego Ramos anunciou também o desenvolvimento do projeto Hospital do Futuro, que irá recorrer à inteligência artificial para melhorar os cuidados prestados no Serviço Nacional de Saúde, tornando-os mais eficazes, acessíveis e sustentáveis.

O Parque Tecnológico de Óbidos assinalou, a 11 de julho, o 10.º aniversário dos edifícios centrais, afirmando-se como um dos polos de referência na área da inovação tecnológica em Portugal, promovendo a instalação de empresas nas áreas da saúde digital, robótica, inteligência artificial, energia e sustentabilidade.

     Fonte: SA|GCI|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.