Edição: 297

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/8/22

Secretário de Estado do Ambiente anunciou onda de cheia para limpar leito do rio

Avaria na Estação Elevatória de Monte Real que contaminou o rio Lis já foi reparada

Reunião com o secretário de Estado do Ambiente decorreu na Câmara Municipal de Leiria

Realizou-se na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, uma reunião com o secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves e o chefe de gabinete da ministra do ambiente, Bruno Coimbra, que teve como objetivo analisar a evolução da situação decorrente da avaria na Estação Elevatória de Monte Real (EEB7) e definir medidas imediatas e estruturais para minimizar o impacto desta situação.

Foi comunicado que a reparação da avaria foi realizada esta madrugada e que vai ser instalado um sistema redundante, com a colocação de uma nova bomba, de forma a garantir a continuidade do funcionamento. Estão, igualmente, em curso trabalhos de drenagem e limpeza do leito do Rio Lis, em colaboração com a Associação de Regantes.

Vai ser criada uma onda de cheia para limpar o leito do Rio Lis, continuando a ser monitorizada a qualidade da água e a implementação de medidas de desinfeção.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande manifestou a sua preocupação e indignação, salientando que este não é apenas um problema pontual, mas também estrutural. Junto do Governo e das entidades competentes nesta matéria, reivindicou uma resposta à emergência e a necessidade de se avançar com soluções estruturais que ponham termo a um problema que se repete há décadas, prejudicando a qualidade ambiental e a atividade económica do concelho e da região.

Na reunião, os autarcas defenderam a criação de uma comissão de acompanhamento, com representação de entidades estatais, municípios e demais partes interessadas, para monitorizar e garantir a execução das ações corretivas, bem como para desenvolver, a curto e médio prazo, um plano de investimento.

O secretário de Estado do Ambiente sublinhou que esta situação deve ser um ponto de viragem para concretizar uma solução definitiva, elogiou a resposta rápida das entidades e pediu à APA e à AdCL a implementação de medidas urgentes e estruturais para reforçar a resiliência do sistema.

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes; da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves; do vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Brito; do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado e do Administrador da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro) Engº Nuno Bravo; do Vogal Executivo da Águas do Centro Litoral (AdCL), Paulo Leitão; entre outros.

    Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.