Edição: 298

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/9/14

Nos 500 anos da morte da Rainha D. Leonor

Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha promove plantação da “Oliveira SNS”

Inauguração da “Oliveira SNS” de Leiria

O Serviço Nacional de Saúde foi oficialmente criado com a publicação da Lei nº 56/79, de 15 de setembro, a qual consagrou o direito à proteção na saúde a todos os cidadãos sem exceção, desde a prevenção ao tratamento, de forma universal, gratuita, humanista e independente da sua condição social ou económica, de acordo o preconizado na Constituição da República.

É considerada como uma das mais importantes conquistas do regime democrático iniciado a 25 de abril de 1974.

O 15 de setembro é assumido como a data de aniversário do Serviço Nacional de Saúde por Despacho nº 20365, de 2009, da então Ministra da Saúde e é também consagrado como Dia do Serviço Nacional de Saúde.

A Oliveira foi a árvore simbolicamente escolhida para representar, em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde.

A primeira “Oliveira SNS” encontra-se plantada no Parque Verde do Mondego, junto ao Pavilhão Centro de Portugal, na cidade de Coimbra. A sua plantação ocorreu em 2009, integrada nas comemorações dos 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, por iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital da Universitário de Coimbra e da, entretanto extinta, Liga dos Amigos do Hospital dos Covões.

Em 2019, na comemoração dos 40 anos do SNS, a Liga dos Amigos do Hospital Universitário de Coimbra deu início a um movimento nacional com o intuito de alargar a existência a todos os municípios de continente e ilhas a simbólica cerimónia da rega da oliveira nas comemorações do Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde.

Desde então, por iniciativa de várias entidades, as “Oliveiras SNS” foram surgindo em vários municípios, principalmente na Região Centro, mas também no Norte e Sul.

Obviamente que, neste aspeto, este movimento sofreu os constrangimentos condicionados pela pandemia COVID-19.

No ano em que em Caldas da Rainha se comemoram datas com enorme significado para a cidade e para a comunidade, de que são exemplo os 500 anos da morte da Rainha D. Leonor, o centenário da Gazeta das Caldas e os 150 anos da criação do Zé Povinho, a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha (LACHCR) entendeu adequado promover a “plantação” da “Oliveira SNS”, iniciativa que obteve o melhor acolhimento e colaboração Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, que disponibilizou, para o efeito, um espaço ajardinado junto à entrada da Unidade Hospital das Caldas da Rainha.

    Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.