Edição: 298

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/9/14

Em Torres Vedras

Geoparque Oeste vai receber 12ª Conferência da Rede Global de Geoparques da UNESCO em 2027

Equipa do Geoparque Oeste presente no Chile

O Geoparque Oeste foi oficialmente escolhido para organizar a 12ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparques da UNESCO, que terá lugar em Torres Vedras, em 2027. Este é um momento histórico para a região e para Portugal, colocando o Oeste no centro das atenções a nível mundial no domínio do património geológico, turismo sustentável e desenvolvimento territorial.

A decisão foi anunciada durante a 11ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparques da UNESCO, que decorreu esta semana no Kütralkura Geoparque Mundial UNESCO, no Chile. A candidatura portuguesa destacou-se pela excelência da proposta apresentada, fruto de um trabalho conjunto entre o Geoparque Oeste, os municípios parceiros, as instituições científicas, os agentes turísticos, a comunidade local, e os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.

Com a realização da conferência, a região Oeste irá receber mais de 1500 participantes de todo o mundo, incluindo representantes de geoparques, investigadores, académicos, especialistas em património natural e cultural, decisores políticos e organizações internacionais. Este evento será uma oportunidade única para: promover a região Oeste como destino de turismo sustentável; valorizar o património geológico, histórico e cultural do território; impulsionar a economia local e promover os produtores regionais; reforçar o papel de Portugal no contexto dos Geoparques Mundiais da UNESCO.

“A Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO é um evento mundial, sendo um dos maiores eventos UNESCO. Isto significa que o Oeste terá nesta organização uma oportunidade única de promoção e divulgação, nomeadamente na área ciência, da geoeducação e do geoturismo. Teremos certamente a presença de mais de 1500 pessoas de todo o mundo a debater e partilhar experiências únicas, mas sobretudo a oportunidade de promover os costumes e tradições do Oeste, mas também a geodiversidade presente nos Geoparques portugueses”, refere João Serra, presidente da direção da Associação Geoparque Oeste.

“Este é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Geoparque Oeste, pelos seus parceiros e pela comunidade. Será uma oportunidade única para projetar o nosso território a nível internacional e afirmar o compromisso da região com o desenvolvimento sustentável”, sublinhou Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Geoparque Oeste.

Nos próximos meses, o Geoparque Oeste dará início ao planeamento detalhado do evento, envolvendo as entidades parceiras e a comunidade, para garantir que a conferência de 2027 seja um marco de excelência na partilha de conhecimento.

A candidatura portuguesa pode ser conhecida em detalhe no site oficial: https://12thconferenceggnoeste.com

     Fonte: GO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.