Médico cirurgião David Ângelo distinguido com Medalha de Mérito da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Orofacial
Médico de Porto de Mós distinguido com Medalha de Mérito
2025-09-30 21:23:46

David Ângelo
O médico cirurgião David Ângelo acaba de ser galardoado com a Medalha de Mérito de Estomatologia, um prémio atribuído durante o 8.º congresso Nacional de Estomatologia realizado pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Orofacial (SPECO), em Vilamoura (Algarve).
Na sua 1.ª edição, este galardão foi criado pela SPECO como forma de distinguir profissionais que se têm destacado e contribuído para a evolução e o engrandecimento da Estomatologia em Portugal e além-fronteiras, nomeadamente através dos diversos pacientes que recebe de todo o mundo em Portugal para tratamentos específicos, assim como acolhe médicos oriundos de todos os continentes para aprenderem os seus protocolos.
Para David Ângelo, agraciado na sessão de estreia da atribuição da Medalha de Mérito SPECO, “receber este prémio é uma honra imensa e um marco muito especial no meu percurso. Representa o reconhecimento do trabalho árduo, da dedicação à ciência e à prática clínica, e do compromisso constante com a inovação e com a melhoria da vida dos doentes. Mais do que um prémio pessoal, encaro-o como um tributo a todos aqueles que colaboraram comigo ao longo dos anos – colegas, mentores, alunos e doentes -, e que tornaram possível cada etapa desta jornada.”
Emoção, gratidão e sentido de responsabilidade foi o que o médico cirurgião sentiu com a atribuição desta distinção: “Ser o primeiro a receber este prémio confere-lhe um peso histórico, tornando o momento ainda mais especial. Ao mesmo tempo, aumenta o sentido de dever de continuar a honrar a confiança da comunidade científica e de abrir caminho para que outros possam também ser distinguidos no futuro.”
Quanto aos principais desafios e conquistas que marcaram o seu percurso que culminou com este reconhecimento, David Ângelo salienta que o “caminho até aqui foi marcado por desafios exigentes, desde lidar com casos clínicos de enorme complexidade até desenvolver técnicas cirúrgicas inovadoras e formar colegas provenientes de diversos países. A investigação científica e a publicação de trabalhos que contribuíram para o avanço da área foram igualmente pilares deste percurso. Cada desafio superado reforçou a minha convicção de que a dedicação à excelência clínica, aliada à partilha de conhecimento, constitui a base para um progresso duradouro.”
O presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Orofacial, Gonçalo Coutinho revela que “a escolha do Prof. Dr. David Ângelo para receber a Medalha de Mérito foi muito natural. Apesar de tão jovem, tem um percurso absolutamente notável na área da articulação temporomandibular: em 2023 foi reconhecido como um dos 20 médicos mais influentes do mundo nesta área, e desde 2018 que abriu caminho como o primeiro médico português distinguido pela American e pela European Society of Temporomandibular Joint Surgeons. Soma mais de 10 prémios de investigação e mais de 40 artigos publicados, tendo sido pioneiro no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas da articulação temporomandibular. Mas para além dos números, há algo que para nós é ainda mais importante: a forma como se tornou uma referência para internos, alunos e colegas, sempre disponível para ensinar, orientar e aconselhar.”
A finalizar o presidente da SPECO explica que “a criação desta medalha era um sonho antigo da Sociedade. Queríamos ter um reconhecimento próprio para quem se distingue pela excelência académica, clínica e pelo contributo para a Estomatologia. Este é o primeiro ano em que conseguimos concretizar essa ideia e queremos que a medalha seja, daqui para a frente, um marco simbólico: valorizar quem eleva o nome da Estomatologia em Portugal e no mundo, mas também inspirar os mais jovens a seguir esse caminho de dedicação e mérito.”
Quem é David Ângelo?
Nascido na Suíça (La-Chaux-de-Fonds), o Prof. David Ângelo é um dos 20 médicos mais influentes do mundo na especialidade de estomatologia, nomeadamente na área da articulação temporomandibular (ATM), destacando-se também por ser o primeiro médico português – e o mais novo, com apenas 33 anos (2018) – a integrar a Sociedade Europeia de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular. É também o primeiro estomatologista em Portugal a pertencer ao restrito grupo de médicos da Sociedade Americana de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular.
Frequentou o curso de Medicina na Universidade da Beira Interior (Covilhã), tendo concluído a especialidade médica no Hospital de Santa Maria (Lisboa). Em 2018, completou o doutoramento em Cirurgia Maxilofacial pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), onde atualmente desempenha as funções de professor auxiliar convidado, sendo o responsável pela pós-graduação de cirurgia aberta e artroscopia da articulação temporomandibular na mesma Faculdade.
A par deste cargo é também consultor especialista em cirurgia avançada da articulação temporomandibular no Hospital de Egas Moniz (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, E.P.E.), onde apoia o serviço de Estomatologia na planificação e cirurgia de casos de reconstrução complexa da ATM.
Faz cirurgias inéditas em Portugal e com técnicas desenvolvidas pelo próprio, nomeadamente o RHITNI (Root of Helix Inter Tragus Notch Incision), uma incisão da sua autoria (2020) que deixa cicatriz praticamente impercetível, contribuindo para um melhor resultado estético e menor risco de lesão nervosa.
A formação continua a ser um pilar do seu desenvolvimento, mantendo um envolvimento ativo na área da formação, tanto a nível nacional como internacional, sendo o coordenador da pós-graduação em dor orofacial e disfunção temporomandibular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e coordenador científico da pós-graduação em disfunção temporomandibular na Universidade Unicamillus (Roma). Para além disso, acolhe médicos de todo o mundo para o seu programa de TMJ international Fellowship.
Em 2016 foi cofundador do Instituto Português da Face (primeiro centro em Portugal certificado pela European Association for Cranio Maxillo Facial Surgery para formação em Patologia da Articulação Temporomandibular e Cirurgia Ortognática) onde é Diretor Clínico. Tem mais de 30 artigos científicos publicados como primeiro autor, recebeu mais de 10 prémios de investigação, nacionais e internacionais, e tem ajudado muitos médicos e doentes de todo o mundo, mundo ao abrigo do programa de formação Fellowship (Suécia, Malta, Roménia, Itália, Malásia, Brasil, Indonésia, …).
O ano passado (2024) lançou o primeiro livro da sua autoria: “Crónicas de um jovem investigador – O que ninguém nos conta durante o percurso académico”, onde aborda a sua trajetória de vida, com especial foco para a investigação que desenvolveu no âmbito da tese de doutoramento tendo por base um projeto experimental com destaque para a patologia da articulação temporomandibular (ATM).
Fonte: IPFace
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.