Obras do Museu “ganham vida” e interagem com o público visitante
Museu Municipal de Óbidos reabriu renovado com uma aposta forte na tecnologia digital
2025-09-30 22:28:20

Visita ao Museu Municipal de Óbidos
O Museu Municipal de Óbidos reabriu renovado este sábado, 27 de setembro, com uma aposta forte na tecnologia digital. É a Rainha D. Maria I quem “dá” as boas-vindas ao público que, a partir de agora, visitar o Museu Municipal de Óbidos. O espaço aposta forte na tecnologia digital e em Inteligência Artificial, uma oportunidade única de inovação, acessibilidade e de maior envolvimento com a História e com a coleção do museu que o Município de Óbidos está a explorar, e que quer replicar, noutros espaços do concelho.
Através da análise de dados e do uso de algoritmos inteligentes, foi possível adaptar os conteúdos apresentados, guiando o visitante pelas várias salas, fornecendo informações sobre as obras, e responder a perguntas, em diferentes línguas (português, inglês, francês e espanhol).
Mais do que inovar, o Município de Óbidos pretende, desta forma, oferecer uma nova forma de divulgar, preservar, interpretar e experienciar o património e, ao mesmo tempo, transformar o Museu num pólo de aprendizagem e conhecimento.
Por outro lado, e por ser multilingue, passa assim a ser possível dar a conhecer a cerca de 70% dos visitantes (que são estrangeiros) temas centrais da História local como as Rainhas de Portugal, a Coleção do Museu, e a pintora Josefa d’Óbidos.
A experiência começa na entrada do espaço museológico, na Sala D. Maria I, onde o retrato de finais do século XVIII da Rainha, uma pintura a óleo sobre tela, “ganha vida”, para dar início ao percurso do visitante. No piso superior, na Sala dos Retábulos, é Bruno Silva, Técnico Superior da autarquia ligado às áreas da Cultura e da História de Óbidos, quem, de forma virtual e interativa, apresenta o acervo, aponta os destaques da coleção, e se disponibiliza para mais informações.
Na sala dedicada a Josefa d’Óbidos, está disponível uma apresentação, imersiva, em português e inglês, da vida e obra da artista – um marco na pintura portuguesa e europeia, e a quem se deve um legado de grande intensidade artística e emocional – que não deixa ninguém indiferente.
Ao terminar a visita, ainda na sala Josefa d’Óbidos, é possível ao visitante encontrar um jogo/puzzle interativo com quadros da coleção, de forma a poder criar a sua própria obra e enviar a quem desejar.
O Museu Municipal de Óbidos está aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.