Em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias
ULS Oeste lança com as farmácias comunitárias projeto sobre vigilância de vírus respiratórios
2025-10-10 21:01:29

Sessão de apresentação do projeto «Sistema Integrado de Vigilância Epidemiológica de Vírus Respiratórios»
Realizou-se em 22 de setembro de 2025, a sessão de apresentação do projeto «Sistema Integrado de Vigilância Epidemiológica de Vírus Respiratórios» à estrutura associativa das Farmácias Comunitárias do Oeste, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.
Nesta sessão marcaram presença a presidente da ULS Oeste, Dra. Elsa Baião, a presidente da ANF, Dra. Ema Paulino, o coordenador do Departamento de Saúde Pública e das Populações, Dr. Nuno Rodrigues e os representantes das Farmácias Comunitárias.
O projeto, que irá decorrer na região da ULS Oeste, visa aumentar e otimizar a capacidade da Saúde Pública na deteção e resposta a eventos epidémicos causados por vírus respiratórios, diminuindo a carga de doença na população e a sobrecarga do sistema de saúde.
Este é um projeto piloto inovador por desenhar e implementar o Sistema de Vigilância da Atividade de Vírus Respiratórios nas Farmácias Comunitárias e com a colaboração destas, o que permite o aumento do volume, rapidez e representatividade da informação, integrando-o na vigilância epidemiológica realizada no âmbito do Plano de Contingência Sazonal.
O envolvimento das Farmácias Comunitárias vai ser essencial à efetivação e ao sucesso deste projeto que será implementado e testado nesta época outono-inverno.
Sobre a Unidade Local de Saúde do Oeste:
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.
Tem como Missão a resposta integrada às necessidades de saúde da população da sua área de abrangência, prestando cuidados de saúde de forma multidisciplinar, com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis.
Fonte: ULS Oeste
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.