Edição: 299

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/10/14

Em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias

ULS Oeste lança com as farmácias comunitárias projeto sobre vigilância de vírus respiratórios

Sessão de apresentação do projeto «Sistema Integrado de Vigilância Epidemiológica de Vírus Respiratórios»

Realizou-se em 22 de setembro de 2025, a sessão de apresentação do projeto «Sistema Integrado de Vigilância Epidemiológica de Vírus Respiratórios» à estrutura associativa das Farmácias Comunitárias do Oeste, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.

Nesta sessão marcaram presença a presidente da ULS Oeste, Dra. Elsa Baião, a presidente da ANF, Dra. Ema Paulino, o coordenador do Departamento de Saúde Pública e das Populações, Dr. Nuno Rodrigues e os representantes das Farmácias Comunitárias.

O projeto, que irá decorrer na região da ULS Oeste, visa aumentar e otimizar a capacidade da Saúde Pública na deteção e resposta a eventos epidémicos causados por vírus respiratórios, diminuindo a carga de doença na população e a sobrecarga do sistema de saúde.

Este é um projeto piloto inovador por desenhar e implementar o Sistema de Vigilância da Atividade de Vírus Respiratórios nas Farmácias Comunitárias e com a colaboração destas, o que permite o aumento do volume, rapidez e representatividade da informação, integrando-o na vigilância epidemiológica realizada no âmbito do Plano de Contingência Sazonal.

O envolvimento das Farmácias Comunitárias vai ser essencial à efetivação e ao sucesso deste projeto que será implementado e testado nesta época outono-inverno.

Sobre a Unidade Local de Saúde do Oeste:

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

Tem como Missão a resposta integrada às necessidades de saúde da população da sua área de abrangência, prestando cuidados de saúde de forma multidisciplinar, com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis.

    Fonte: ULS Oeste

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.