Edição: 299

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/10/15

Para criação de um Centro de Educação Ambiental

ICNF cede Casa Florestal da Mata Nacional das Mestras ao Município das Caldas da Rainha

Sede da Câmara Municipal de Caldas da Rainha

O Município das Caldas da Rainha assinou, dia 8 de outubro, o protocolo de cedência da Casa Florestal da Mata Nacional das Mestras, por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) ao Município das Caldas da Rainha.

A denominada “Casa Florestal da Mata das Mestras”, integrada no domínio privado do Estado Português, é um conjunto de edifícios em estado devoluto e, atualmente, sem qualquer utilização, com uma área bruta de construção de 176 m2 e um logradouro de 118 m2, situado no perímetro florestal da Mata Nacional das Mestras, na freguesia de Santa Catarina, no concelho de Caldas da Rainha.

Esta cedência deve-se ao interesse manifestado pelo Município de Caldas da Rainha em reabilitar o espaço para a criação de um Centro de Educação Ambiental, cujo objetivo principal será sensibilizar a população para a preservação da biodiversidade, a proteção da paisagem natural, a prevenção de incêndios florestais e a promoção dos valores da natureza e do património natural.

Para todos os efeitos, o edificado cedido continuará a ser propriedade do Estado Português, sob administração do ICNF, passando o Município das Caldas da Rainha a ter a responsabilidade sobre o seu uso, funcionamento, manutenção e conservação.

A assinatura do protocolo teve lugar na Sala de Sessões dos Paços do Concelho das Caldas da Rainha, com a presença do presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e do Diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF, Carlos Albuquerque.

    Fonte: CMCR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.