Investimento estimado em 1.252.789,60 euros +IVA
Construção da Rotunda da Barosa avança para nova fase em Leiria
2025-10-19 01:11:40

Sede da Câmara Municipal de Leiria
Está terminada a primeira fase de construção da nova rotunda na EN 242, junto à Zona Industrial da Barosa, o que permite avançar para uma nova etapa, já a partir de segunda-feira, dia 20 de outubro.
Os trabalhos, com uma duração estimada em seis meses, vão incidir sobre a faixa de rodagem da via no sentido Leiria – Marinha Grande e nos acessos à Rua dos Petigais e à Rua das Acácias, o que obrigará a algumas alterações na circulação do trânsito.
Num primeiro momento, a EN 242 irá manter os dois sentidos, mas a estrada para o centro da Barosa será totalmente encerrada, devendo os condutores que vêm de Leiria e queiram ir para a Barosa utilizar o acesso a criar na Rua Marco da Légua, após o cruzamento.
Mais tarde, será criado um novo acesso à Rua dos Petigais e à Rua das Acácias, que ficará localizado antes do cruzamento.
Os veículos com origem na Barosa e que pretendam seguir para Leiria deverão seguir pela estrada nacional em direção à Marinha Grande, através da Rua Marco da Légua, e inverter o sentido na rotunda de acesso à A17.
O trânsito proveniente da Marinha Grande com destino à Barosa deverá seguir até à rotunda de ligação à Ponte das Mestras e à A19, para inverter o sentido e seguir pelo desvio provisório para a Rua Marco da Légua.
De recordar que esta obra tem um investimento estimado em 1.252.789,60 euros (sem IVA) e um prazo de execução previsto de 540 dias (um ano e meio).
Considerando que o desenho do cruzamento se encontrava desadequado ao crescente fluxo do tráfego verificado nos últimos anos e à evolução da área industrial, o Município encarou a opção da rotunda como a solução para a redução da sinistralidade, a acalmia do trânsito e o aumento do potencial de desenvolvimento económico da zona.
Para além da implementação de um novo sistema de drenagem pluvial e de melhor iluminação, a obra prevê também a plantação de árvores na ilha central da rotunda e a reinstalação da rede aérea de baixa tensão no subsolo.
Fonte: DCRP|CML
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.