Edição: 299

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/10/25

Centro de Portugal apresentou-se no “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025” com os seus melhores vinhos e sabores

1.ª edição do Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal apresentado em Lisboa

Rui Ventura

A gastronomia e os vinhos do Centro de Portugal estiveram, no dia 17 de outubro, em destaque no jantar “PROVE os Sabores ao Centro”, realizado no restaurante La Squadra, em Lisboa. O encontro, promovido pela Turismo Centro de Portugal, pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (responsável pelo PROVERE Queijos do Centro de Portugal) e pelo PROVERE da Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro, reuniu parceiros institucionais, produtores e agentes do setor, numa celebração do melhor que se faz e se produz na região.

Conduzido pelos chefs Hélio Loureiro (chef embaixador da Região de Aveiro) e Augusto Gemelli (chef residente do La Squadra), que prepararam um menu a quatro mãos inspirado nos produtos e tradições gastronómicas do Centro de Portugal, o jantar foi um convite à descoberta dos sabores autênticos que dão identidade ao território.

Entre as criações apresentadas, destacaram-se o crocante de Queijo Rabaçal DOP, os samos de bacalhau com creme de grão-de-bico e coentros, o risotto com Queijo da Serra DOP, tutano assado em forno a lenha, uva-branca e avelã, e o Queijo da Beira Baixa DOP Amarelo com figos – uma sequência de pratos que enalteceu os produtos e a criatividade gastronómica do Centro de Portugal.

O jantar marcou simbolicamente o arranque da presença do Centro de Portugal no evento “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, que decorre entre os dias 18 e 20 de outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, onde a região é convidada de honra.

Na sua intervenção, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o carácter agregador e estratégico do projeto: “O ‘Sabores ao Centro’ tem uma particularidade muito importante, de dar visibilidade ao sentimento de quem vive e sente o território. É um projeto que envolve as nossas oito comunidades intermunicipais e que elegeu, em cada uma, um chef embaixador, para valorizar a cozinha tradicional, os produtos endógenos e o talento local. É este o turismo que queremos promover: um turismo autêntico, de memória, de contacto e de partilha”.

Por sua vez, Patrícia Coelho, presidente da InovCluster, sublinhou a importância do trabalho em rede e da valorização dos produtos qualificados: “Os queijos do Centro de Portugal representam um território único, um saber-fazer tradicional e uma cultura que atravessa gerações. O projeto que lideramos, financiado pelo Centro 2030, junta 14 entidades num consórcio que está a implementar ações de proximidade junto de toda a cadeia de valor da fileira do queijo. Juntos, trabalhamos para criar sinergias, reforçar competências e, sobretudo, para garantir que o valor gerado permaneça no território e nas nossas gentes. Vamos valorizar o território e reforçar a fileira do queijo, desde quem produz até quem promove e consome”.

Também António Mendes, representante da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e do PROVERE da Fileira dos Vinhos, reforçou a relevância da cooperação entre as regiões vitivinícolas: “O Centro de Portugal reúne cinco grandes regiões demarcadas e está a trabalhar em três eixos estratégicos: promoção nacional e internacional, sustentabilidade ambiental e investigação. Ao unir forças com o PROVERE do Queijo, conseguimos dar mais força a todo o território. No Centro estão alguns dos melhores vinhos de Portugal e do mundo e é com orgulho que os damos a provar”.

      Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal

Durante o jantar, foi também apresentada a 1.ª edição do Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal. A publicação, desenvolvida em parceria com as cinco comissões vitivinícolas da região – Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo –, divulga as principais rotas e experiências ligadas ao vinho na região. No total, são 79 experiências de enoturismo, entre visitas a adegas, quintas e produtores, onde é possível conhecer as vinhas, ouvir as suas histórias e degustar vinhos premiados.

Centro de Portugal em destaque no “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”

O jantar “PROVE os Sabores ao Centro” constituiu o arranque da participação da Turismo Centro de Portugal no “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, evento nacional de referência no setor dos vinhos e da gastronomia, que decorre de 18 a 20 de outubro, no Pavilhão 2 da FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Num espaço que convida à descoberta e à partilha, a Turismo Centro de Portugal dará a provar o melhor da região, através do projeto “Sabores ao Centro”, que celebra a autenticidade, a diversidade e a excelência dos produtos e produtores do Centro de Portugal. Esta iniciativa envolve as oito Comunidades Intermunicipais da região — Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões — e conta também com a participação dos PROVERE das fileiras dos Queijos e dos Vinhos da Região Centro, numa demonstração da força coletiva e da riqueza gastronómica que distinguem este vasto território.

Ao longo dos três dias, os visitantes tiveram oportunidade de participar em provas comentadas, degustações e momentos de showcooking com chefs emblemáticos das oito sub-regiões do Centro de Portugal, que irão promover o território de uma forma sensorial e inspiradora – dos vinhos do Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa e Beira Interior aos sabores tradicionais das aldeias e vilas, passando pelos doces conventuais, azeites e produtos endógenos que fazem da região Centro um destino gastronómico de eleição.

     Sobre a Turismo Centro de Portugal

A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Fonte: TCP e PV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.