Edição: 299

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/10/25

Juiz do Supremo Tribunal e ex-ministro da Justiça faleceu esta quinta-feira

Câmara da Nazaré decreta Luto Municipal pelo desaparecimento de Álvaro Laborinho Lúcio

Álvaro Laborinho Lúcio f

O Município da Nazaré, em nome de todos os seus órgãos autárquicos e da sua comunidade, manifestou esta quinta-feira o mais profundo pesar pela partida de Álvaro Laborinho Lúcio, nascido na Nazaré a 1 de dezembro de 1941, e que faleceu na madrugada de 23 de outubro de 2025. Nesse sentido, decretou Luto Municipal pelo desaparecimento do juiz e ex-ministro da Justiça e seu legado, nas várias áreas, que se espera que permaneça vivo na Nazaré e inspire novas gerações.

Figura ímpar, Álvaro Laborinho Lúcio foi jurista de carreira, juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, exerceu funções como Secretário de Estado da Administração Judiciária e como Ministro da Justiça no governo de Aníbal Cavaco Silva, tendo também sido Ministro da República para os Açores durante a presidência de Jorge Sampaio. Numa intervenção assinalável nas áreas da justiça, do ensino e da cultura, marcou o seu percurso pela dedicação ao direito, à cidadania e à comunidade.

Natural da Nazaré, continuou a ter forte ligação à sua terra natal, o que, para o Município, constitui motivo de orgulho e reconhecimento.

Em sinal de homenagem ao seu contributo e expressão de condolências junto da sua família, amigos e de todos quantos com ele privaram, este Município decreta luto municipal, em sinal de respeito e memória.

À família enlutada, a Câmara Municipal da Nazaré apresenta as suas mais sentidas condolências e renova a solidariedade perante a perda irreparável de alguém que tão dignamente serviu a Justiça e a comunidade.Que o legado de Álvaro Laborinho Lúcio permaneça vivo na Nazaré e inspire novas gerações.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.