Estudo estratégico que sustentará o plano foi apresentado no NEXXT Leiria
Região de Leiria promove Plano Estratégico para as Indústrias da Defesa
2025-10-31 00:50:51

Mesa-redonda sobre “Futuro, Inovação e Liderança”
Foi apresentado esta quarta-feira, 29 de outubro, ao final do dia, o estudo que sustentará o desenvolvimento do Plano Estratégico para as Indústrias da Defesa da Região de Leiria, que surge do desafio de responder à premente necessidade de a Europa se rearmar e aumentar a sua capacidade produtiva, numa iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e da Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria (NERLEI/CCI). A apresentação teve lugar no Castelo de Leiria, no âmbito da terceira edição do NEXXT Leiria.
O documento estratégico apresentado defende que o aumento da capacidade industrial exigirá o envolvimento de mais fornecedores, sendo que a inclusão de novos atores nas cadeias de fornecimento dos grandes players europeus, segundo especialistas militares e representantes dos clusters nacionais da Defesa, deverá ocorrer num período máximo de um ano e meio a dois anos. Após esse prazo, prevê-se que o setor volte a estar completamente ocupado e consolidado.
Este trabalho especializado e colaborativo deverá estar concluído até ao final do próximo mês de novembro, envolvendo o Governo, as instituições militares, centros de investigação, universidades, indústrias e, complementarmente, outros stakeholders e prestadores de serviços. O objetivo é criar uma base sólida para a alavancagem da indústria da defesa na região de Leiria, reunindo diversas fontes de financiamento essenciais para a adaptação e capacitação das empresas regionais.
Entre as conclusões preliminares, o plano identifica que Leiria reúne condições favoráveis para integrar as cadeias de fornecimento europeias, pela combinação das suas competências industriais tradicionais com a inovação digital, automação e o desenvolvimento de materiais avançados, conferindo à região uma clara vantagem competitiva.
“Este é um momento decisivo para a região de Leiria”, começou por afirmar Gonçalo Lopes, presidente da CIMRL, realçando que “o momento que Leiria e a sua indústria atravessam é desafiante”. “Há uma necessidade de reconversão industrial do tecido mais relevante da indústria leiriense, sobretudo aquele que era fornecedor da indústria automóvel, nomeadamente nos setores dos moldes e dos materiais compósitos, perante o downsizing da indústria automóvel europeia. O momento é apropriado para repensar, refazer e reestruturar o modelo e o tecido industrial de Leiria”, defendeu o autarca.
Como principais oportunidades para as empresas da região, o estudo identifica o potencial ao nível do fornecimento de subconjuntos metálicos e peças maquinadas para os setores aeronáutico, naval e terrestre, bem como o desenvolvimento de componentes em materiais compósitos para estruturas de plataformas e blindagem. Destacam-se ainda áreas como a eletrónica e cablagens militares (com requisitos IPC/EN9100), software crítico, cibersegurança, integração digital, e as possibilidades de participação em consórcios EDF/ESA em domínios de deep tech, sensores, drones, navegação e aeroespacial.
O reforço da produção de componentes de duplo uso – como alimentos, conservas, calçado e equipamentos de proteção individual – e a criação de novos projetos empresariais que respondam às necessidades do setor são fatores críticos que abrem novas perspetivas de exportação e crescimento para as empresas do cluster da defesa na região de Leiria.
A apresentação do plano realizou-se no âmbito do NEXXT Leiria, evento de criatividade, tecnologia e inovação, que esta quarta-feira dedicou o programa à temática do Talento e Liderança, bem como à Defesa, com o objetivo de promover uma discussão sobre como liderar o futuro da Defesa e a inovação do setor.
O programa integrou ainda uma mesa-redonda, com o propósito de comentar o plano estratégico e apresentar os desafios nacionais do cluster da defesa, na qual participaram os empresários Pedro Petiz (Diretor de Desenvolvimento Estratégico da Tekever), José Neves (AED Cluster Portugal – Aeronautics, Space and Defence), Filipe Duarte (CEO da OPTIMAL) e Luís Febra (presidente da NERLEI/CCI). Os intervenientes felicitaram a iniciativa e destacaram as oportunidades que o Cluster Industrial da Defesa representa para a região de Leiria e para a indústria nacional.
Sobre o NEXXT Leiria
O NEXXT Leiria é um evento dedicado à criatividade, tecnologia e inovação, que ao longo de seis dias transforma a cidade leiriense num ponto de encontro de ideias, talento e projetos que ligam economia, criatividade, tecnologia e cultura. Sob o mote ‘Where AI Meets Creativity’, a terceira edição do NEXXT Leiria começou no domingo, dia 26, e decorre até sexta-feira, dia 31, reunindo criativos, empresas, startups, academia, instituições culturais e sociedade civil, para cultivar ideias inovadoras, fomentar parcerias estratégicas, refletir sobre o crescimento e o impacto da inteligência artificial, e explorar como as inovações de hoje moldam o futuro.
Fonte: CA|On-It!

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.