Concerto dedicado a Amadeo de Souza-Cardoso encerrou Cistermúsica Fronteiras
Concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça abriu as comemorações do 40.º aniversário do Ressurgimento
2025-12-12 23:56:57

José Rafael Rodrigues
A ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes deu início às comemorações dos 40 Anos do Ressurgimento (30 de novembro de 1985) com o concerto Sinfonia Amadeo, interpretado pela sua Banda Sinfónica (BSA), no domingo, 7 de dezembro, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, perante uma plateia praticamente esgotada que reagiu efusivamente ao espetáculo. Este programa foi dirigido por Luís Carvalho, compositor da obra, escrita para assinalar o centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso (2018) e inspirada em seis quadros deste vulto do modernismo português.
O maestro convidado considerou “uma grande honra trabalhar com este grupo, que reúne músicos de faixas etárias muito distintas — desde professores e jovens músicos a alunos muitos jovens, nos estádios iniciais da sua formação — o que constituiu um grande desafio e exigiu trabalho intenso”. Mostrou-se muito satisfeito com o resultado, sublinhando que “o concerto permitiu transmitir ao público diferentes ambientes, emoções e cores.” Luís Carvalho desejou “longa vida à Banda de Alcobaça” e recordou que “as bandas continuam a ser a porta de entrada de muitas crianças e jovens no mundo da música, contribuindo para terem vivências diferentes e estarem mais aptos para a Cultura.”
Também o maestro titular da BSA, Rui Carreira, destacou “a oportunidade de interpretar esta obra contemporânea escrita para banda, composta por um autor português e dedicada a um pintor português”, considerando que a BSA encerrou o ciclo Fronteiras “de forma soberba”. Há mais de 23 anos à frente da BSA, Rui Carreira lembrou também o papel do maestro Vítor Santos — presente na ocasião — no arranque do projeto, há 40 anos, e perspetivou um ano de comemorações “com boas ideias e desafios para o grupo, com novas formações, exigências técnicas e diferentes linguagens artísticas que irão evidenciar o manancial de qualidade da nossa casa”.

Banda Sinfónica de Alcobaça
Antes do concerto teve lugar uma sessão solene, com a presença dos principais parceiros institucionais, de antigos dirigentes da instituição, associados e amigos. O Presidente da ABA, José Rafael Rodrigues, apresentou o Ciclo de Comemorações que, “partindo do mote «Do ressurgimento ao legado», pretende honrar a história da associação e reforçar a sua relação com a comunidade, através de uma programação mensal que integra atividades regulares e novos eventos concebidos especialmente para este ano comemorativo.”
Frisou ainda que “volvidos 40 anos do ressurgimento, a ABA tem hoje, através da sua intervenção pela arte, o propósito principal de contribuir para as fundações de uma comunidade melhor: É isto que fazemos com o ensino artístico de Música e Dança, com as inúmeras atividades dos Projetos Para a Comunidade e com o nosso ambicioso Plano Artístico, onde encontramos o Cistermúsica com um papel preponderante, mas muito bem secundado pelo Gravíssimo! e pelo Festival de Ópera de Óbidos.”
Fonte: DM|AMA

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.