Edição: 302

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/1/2

Após a segunda entrega de 2025

PSP de Leiria retira de circulação no final do ano 600 armas e 280 artigos de pirotecnia

Armas enviadas para destruição foram a segunda recolha do ano (Imagem de arquivo)

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança, através do seu Núcleo de Armas e Explosivos, no final do ano de 2025, enviou para destruição cerca de 600 armas e mais de 280 artefactos pirotécnicos de sinalização (utilizados em embarcações).

Estas armas e materiais são provenientes de entregas voluntárias ao Estado por parte de proprietários ou herdeiros, bem como de apreensões e decisões judiciais ou administrativas que declararam o material perdido a favor do Estado.

Esta operação marcou a segunda entrega do ano passado, elevando o total anual de 2025 para perto de 1000 armas e mais de 300 engenhos pirotécnicos retirados de circulação.

Destruição de mais de 2000 armas nos últimos dois anos

Quando se analisa o biénio 2024-2025, os resultados reforçam o empenho da PSP na redução de riscos para a comunidade, entregando para destruição cerca de 2100 armas, 760 unidades de artefactos pirotécnicos de sinalização e 5 kg de matéria ativa de pirotecnia de divertimento (vulgo fogo-de-artifício).

Apelo à entrega voluntária para prevenir riscos e criminalidade

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública aproveita este momento para recordar a todos os cidadãos que possuam armas e que não saibam como proceder ou que já não pretendam mantê-las (nomeadamente em casos de heranças) que podem realizar a entrega voluntária a favor do Estado. É gratuito e garante que estes dispositivos são eliminados de forma segura, evitando que possam vir a ser utilizados de forma indevida ou perigosa.

Para mais informações sobre como regularizar ou entregar o seu material, contacte o Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Leiria da PSP:

O contributo dos cidadãos na entrega voluntária de armamento é fundamental para prevenir acidentes domésticos e evitar que estes engenhos alimentem circuitos de criminalidade. Ao confiar estas matérias perigosas à PSP, a comunidade torna-se um parceiro ativo na construção de um território mais protegido e resiliente para todos.

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública continua, assim, a trabalhar proativamente para garantir um ambiente mais seguro, retirando do espaço público armas e explosivos que constituam um perigo potencial.

     Fonte: CDL|PSP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.