Edição: 302

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/1/8

CRO Leiria apresenta resultados de 2025

Centro de Recolha Oficial de Leiria conseguiu entregar para adoção mais de 90% dos animais recolhidos

O Centro de Recolha Oficial de Leiria (CRO) tem contribuído significativamente para a identificação, esterilização e adoção de animais no concelho, através de um trabalho consistente, que se reflete nos resultados alcançados.

Em 2025, os serviços do CRO Leiria recolheram 499 animais errantes, tendo sido realizadas 454 adoções, um número que evidencia o sucesso das campanhas de sensibilização e colaboração da comunidade.

No mesmo período, foram esterilizados 467 animais através do CRO Leiria e do Regulamento Especial de Esterilização do Município de Leiria e 713 animais foram identificados eletronicamente pelo serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria.

Em termos comparativos, no ano de 2024 foram recolhidos 313 animais, registaram-se 355 adoções, 431 esterilizações e 582 animais identificados eletronicamente.

Este trabalho tem contado com o apoio fundamental dos Bombeiros Sapadores de Leiria, da PSP – Comando Distrital de Leiria e da GNR – Comando Territorial de Leiria e Associações zoófilas do concelho (AZL, Desprotegidos e ComGarra), cujas contribuições têm sido determinantes para resgatar, proteger e garantir um futuro digno aos animais do concelho.

O Município de Leiria reafirma, assim, o seu compromisso contínuo com a proteção animal, promovendo políticas públicas assentes na adoção responsável, esterilização e identificação eletrónica, pilares essenciais para a construção de uma comunidade mais consciente e amiga dos animais.

Recorda-se ainda que o Centro de Recolha Oficial de Leiria pode ser visitado por qualquer cidadão, sem marcação prévia, durante o seu horário de funcionamento. As visitas permitem interagir com os animais, esclarecer dúvidas junto da médica veterinária do Município e, eventualmente, adotar um animal.

A adoção é um processo gratuito para o adotante, sendo que o CRO Leiria oferece o microchip, a vacina da raiva (no caso dos canídeos) e a esterilização dos animais adotados.

    Fonte: MS|DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.