Apesar do aumento do número de utentes devido à gripe
Urgência do Hospital Distrital de Santarém está a funcionar de forma regular
2026-01-08 21:38:40

Hospital Distrital de Santarém
Na sequência de notícias recentemente divulgadas por alguns órgãos de comunicação social, potencialmente geradoras de preocupação na Comunidade, a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) considera importante prestar esclarecimentos com rigor, reiterando que o Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Santarém se encontra a funcionar de forma regular, garantindo cuidados de saúde humanizados, seguros, com qualidade e efetividade.
De modo mais ou menos semelhante em todo o território continental, nos últimos dias tem-se registado um aumento da afluência também aos serviços de urgência do Hospital de Santarém, integrado na ULS Lezíria, aumento este associado sobretudo à maior incidência de gripe e de outras infeções respiratórias sazonais. Não sendo uma novidade, e ainda que expectável com carácter sazonal, existe sempre uma pressão acrescida, devidamente identificada e acompanhada pelos serviços de saúde.
Esta situação tem originado igualmente um aumento do número de doentes internados, em função da severidade clínica dos casos observados, colocando desafios acrescidos também na gestão dos internamentos. Este contexto exige uma gestão mais rigorosa dos recursos disponíveis e, em determinados momentos, a adoção de medidas excecionais, assegurando que a prestação de cuidados de saúde decorre sempre com qualidade e em condições de segurança para utentes e profissionais.
Entre as medidas implementadas pela ULS Lezíria, no âmbito do respetivo Plano de Contingência, destacam-se o ajustamento da atividade assistencial programada não urgente e a reorganização interna de camas e de áreas de internamento, com vista à otimização da resposta às situações clínicas agudas.
Paralelamente, continuam a ser avaliadas e, sempre que necessário, implementadas outras medidas de reforço, de forma a assegurar uma resposta eficaz e a manutenção da qualidade assistencial nas áreas da urgência e da emergência.
A ULS Lezíria relembra ainda que, sempre que possível, os utentes devem contactar previamente a Linha de Saúde SNS 24 (808 24 24 24) antes de recorrer aos serviços de saúde.
Fonte: ULS|Lezíria

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.