Castro Almeida avançou a possibilidade de o Governo lançar uma linha de crédito
NERLEI CCI recebe ministro da Economia para dar a conhecer os prejuízos das empresas de Leiria
2026-01-30 22:04:45

Sede da NERLEI
Esta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria recebeu, ao início da tarde, nas suas instalações uma comitiva governamental liderada pelo ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que veio inteirar-se dos prejuízos causados pela tempestade Kristin nas empresas da região de Leiria.
O ministro, que veio acompanhado por três secretários de Estado: da Energia, Jean Barroca; da Economia, João Rui Ferreira; e do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis; ouviu vários responsáveis associativos regionais presentes na reunião, relatarem a situação grave que se vive por toda a região. Estiveram ainda presentes a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, e o presidente do IAPMEI, José Pulido Valente.
Na reunião, foi garantido pelo Governo, pela voz do secretário de Estado da Energia, que na próxima segunda-feira estarão repostas 80% das ligações de energia elétrica. Foi também explicado por Castro Almeida que na resolução do Conselho de Ministros, que declara a situação de calamidade houve a preocupação de garantir que não era retirada qualquer responsabilidade às seguradoras. Assim, o ministro exorta todas as empresas a reportarem o mais rápido possível os seus danos às suas seguradoras.
O ministro informou ainda que o levantamento dos prejuízos será feito pela CCDR Centro, em articulação com os municípios. A NERLEI CCI acompanhará de perto esse levantamento em articulação com as Câmaras Municipais e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Castro Almeida avançou a possibilidade de o Governo vir a lançar uma linha de crédito específica para prejuízos não cobertos pelas seguradoras.
Durante a reunião os responsáveis associativos presentes falaram ainda na questão das comunicações, essenciais para que possam comunicar com os seus clientes, pedindo ao Governo que intervenha de forma muito ativa junto das operadoras.
A NERLEI CCI considera esta reunião muito positiva, louvando a iniciativa e disponibilidade do Governo, e vai continuar a acompanhar a situação em articulação com estas entidades.
Só esta sexta-feira, dia 30 é que a NERLEI CCI passou a ter energia elétrica e comunicações. A NERLEI sabe que muitas empresas da região estão a passar por momentos muito difíceis e reafirma a sua total disponibilidade para apoiar o nosso tecido empresarial a enfrentar mais este desafio. Para tal, solicita que todas as situações que as empresas queiram reportar, o façam através dos seguintes contactos: nerlei@nerlei.pt e 244 890 200.
Fonte: CS|DCRP|NERLEI

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.