Edição: 303

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/2/3

Devido aos efeitos da depressão Kristin

Câmara Municipal das Caldas da Rainha ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

Ação de remoção dos destroços da tempestade Kristin

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, devido à gravidade dos danos causados pela Depressão Kristin e na sequência da Situação de Calamidade declarada pelo Governo, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC), com efeitos retroativos às 00h00 do dia 28 de janeiro de 2026.

Esta medida visa garantir a coordenação máxima entre todas as entidades de socorro e segurança, para uma resposta mais rápida na reposição da normalidade e no apoio às populações afetadas.

Informação/ Reporte de Danos

Aos munícipes que sofreram danos em habitações, empresas ou infraestruturas, ou que detetem situações de perigo na sua zona, o município solicita que:

1- Mantenham a calma e garantam a sua segurança;

2- Reportem a situação diretamente à sua Junta de Freguesia. As Juntas de Freguesia estão em contacto direto com o Serviço Municipal de Proteção Civil através de uma plataforma digital, em tempo real, para o levantamento urgente de prejuízos.

O Serviço Municipal de Proteção Civil tem realizado um relatório diário da situação do concelho (SITREP) com registo de todas as necessidades e ocorrências junto do Comando Sub-regional da Proteção Civil para reposição da normalidade. Esta articulação é fundamental para que o levantamento seja rigoroso e os apoios previstos na Lei possam chegar a quem deles necessita o mais rapidamente possível.

O município apela ainda à colaboração com as autoridades e a que sejam evitadas deslocações desnecessárias em zonas com árvores ou estruturas instáveis.

     Fonte: MC|UCMCMCR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.