Edição: 303

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/2/3

Autarquias apelam a cuidados redobrados

Câmaras de Leiria, Alcobaça e Batalha lamentam morte de idosos na sequência da tempestade

Milhares de habitações foram afetadas pela tempestade

O Município de Leiria lamentou este domingo, dia 1 de fevereiro, a morte de um idoso, na União das Freguesias de Monte Real e Carvide, esta madrugada, endereçando condolências aos seus familiares. Na origem da morte, terá estado uma intoxicação por monóxido de carbono, proveniente de um gerador, equipamento que deve ser manuseado com algumas cautelas.

Também os Municípios de Alcobaça e da Batalha publicaram notas de pesar pelo falecimento de dois munícipes, nas localidades do Bárrio e da Torre, respetivamente, ocorridas este sábado, 31 de janeiro, quando procediam a obras de reparação do telhado das suas habitações.

O recurso a geradores a combustão aumentou exponencialmente nos últimos dias, devido à falta de eletricidade na sequência da depressão Kristin, mas importa apelar à tomada de medidas de prevenção no uso deste tipo de equipamentos.

Em funcionamento, o gerador liberta monóxido de carbono, prejudicial à saúde, por isso deve permanecer sempre na rua, não devendo ser colocado no interior de casas, garagens ou anexos, mesmo com janelas abertas.

O escape deve estar a um mínimo de seis metros de distância de qualquer entrada de ar das habitações e deve ser tida em atenção a orientação do vento, para que o fumo do gerador não esteja a ser encaminhado para o interior das habitações.

A Câmara Municipal de Leiria recomenda ainda a que os cidadãos contactem o 112, caso sintam dores de cabeça, tonturas, náuseas, confusão ou sonolência súbita, após o manuseamento de gerador, e que se desloquem imediatamente para o ar livre.

O Município apela a que sejam tomadas todas as medidas de precaução, neste e noutros casos, salvaguardando assim a própria segurança e a de outros e libertando os meios de socorro para as operações do Reerguer Leiria.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.