Secretário de Estado Adjunto e da Energia participou numa das reuniões operacionais diárias do Município da Batalha
Reposição de rede elétrica no concelho da Batalha já alcançou 84% dos lares e empresas
2026-02-04 23:10:01

Sessão de informação da E-Redes na Câmara Municipal da Batalha
O secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca, participou na manhã do dia 4 de fevereiro, numa das reuniões diárias operacionais do Município da Batalha para a realização de um ponto de situação no concelho, com a presença das várias autoridades locais e da proteção civil, na Sala de Sessões da Câmara Municipal.
O presidente do Município da Batalha, André Sousa, deu as boas vindas aos presentes e começou por destacar a evolução muito positiva verificada no dia de ontem na reposição de rede elétrica, tendo já alcançado 84% do concelho, através de geradores do Município, dos cedidos pela empresa E-Redes e dos fornecidos por empresas do e fora do concelho. «A nossa comunicação tem sido clara e feita diretamente com as pessoas, tendo sido já realizadas seis sessões de esclarecimento junto a zonas ainda sem eletricidade, onde temos tido muita afluência da comunidade», salientou o presidente.
André Sousa anunciou ainda que o Município solicitou que a iluminação do Mosteiro de Santa Maria da Vitória fosse desligada até a reposição da energia do concelho estar completa, um pedido aceite pela direção do Mosteiro e pela ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes. «Esta é uma mensagem simbólica e de solidariedade com quem ainda não tem luz nas suas aldeias.»
O secretário de Estado Adjunto e da Energia sublinhou que «devemos estar orgulhosos da resposta que estamos a dar para aquilo que aconteceu. Estamos a dar apoios e respostas diretas às pessoas, enquanto comunidade e enquanto Estado». Jean Barroca enunciou o que o Governo fez e está a fazer na questão da energia, como garantir que infraestruturas conseguissem dar apoio a lares e hospitais, atribuir infraestruturas aos municípios para que cada um conseguisse organizar a sua própria capacidade de resposta, como o restabelecimento da rede elétrica, e depois a avaliação de dados. «A razão porque aqui estou é para vos prestar contas, para vos dar esta noção.»
O Secretário de Estado deixou um reiterado agradecimento ao esforço e à mobilização, pelo trabalho e dedicação de todos.
A responsável da empresa E-Redes, sublinhou também a «evolução bastante positiva, mas ainda há muito por fazer. Temos o objetivo de ter 95% de todas as linhas de média tensão energizadas até ao fim de semana, mas há muitas linhas com postes partidos e linhas caídas. Vamos disponibilizar a partir deste momento uma linha para as juntas de freguesia, para que nos ajudem a identificar as zonas onde estão essas linhas e postes caídos, e as necessidades adicionais de geradores para pontos de rede».
Os presidentes das quatro juntas de freguesia do concelho tiveram ainda a oportunidade de fazer um breve ponto de situação, tendo também deixado sugestões, como, no futuro, cada sede de freguesia ter um gerador de prevenção.
André Sousa terminou a sessão e referiu que «a fase de reação já passou e tivemos uma excelente resposta da proteção civil, dos bombeiros, da câmara municipal, da GNR, dos Fuzileiros e dos voluntários, agora estamos na fase de reconstrução do concelho, ajudando a E-Redes na limpeza dos caminhos florestais com postes de média tensão. Vamos também identificar ponto a ponto as casas sem eletricidade e dar essa resposta».
Fonte: GC|CMB

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.