Após vários incidentes ocorridos após a passagem da tempestade
Município de Leiria apela a cuidados perante as várias situações de perigo
2026-02-05 00:09:39

Estragos da tempestade junto ao Estádio Municipal de Leiria
A devastação da depressão Kristin levou à procura de soluções imediatas, para garantir a segurança de pessoas e bens.
Mas é preciso também ter alguns cuidados, por isso, a Câmara Municipal de Leiria lança o seguinte apelo.
⚡ 𝗚𝗲𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 (𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗯𝘂𝘀𝘁ã𝗼)
– O gerador é um equipamento que liberta monóxido de carbono, um gás muito prejudicial à nossa saúde.
– Deve ser colocado, no mínimo, a 6 metros de distância de qualquer edifício.
– No interior, as janelas abertas não impedem a sua acumulação,
– Se os cidadãos sentirem dores de cabeça, náuseas, tonturas, deverão deslocar-se para o ar livre e ligar 112.
🏠 𝗥𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀
– Sabemos da importância de ter um teto seguro e assegurar bens, principalmente, impedir que chova dentro das habitações.
– Se os cidadãos tiverem mesmo de o fazer, pedimos que se assegurem que não o fazem sozinhos e procurem ter o máximo de condições de segurança.
⚡ 𝗣𝗼𝘀𝘁𝗲𝘀, 𝗰𝗮𝗯𝗼𝘀 𝗲 𝗮𝗿𝗺á𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝗹𝗲𝘁𝗿𝗶𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲
– Não mexam nem toquem em postes, cabos e armários de eletricidade.
– Mesmo que não tenham energia, deverão ser manuseados por profissionais.
🌳 𝗘𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗶𝗻𝘀𝘁á𝘃𝗲𝗶𝘀
– Existem árvores, postes, edifícios e outros que, apesar de não terem caído com a depressão Kristin, ficaram inclinados e bastante instáveis.
– Os solos estão com muita água e podem não continuar a suportar estas estruturas. E o agravamento do tempo que se prevê a partir de hoje (chuva persistente e ventos fortes) não vai ajudar.
– Não circulem nestes locais!
– Não deixem viaturas nestas zonas!
Fonte: DCRP|CML

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.