Edição: 303

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/2/5

Norte do concelho continua com constrangimentos em energia elétrica

Presidente da República visitou Ourém para avaliar danos provocados pela depressão Kristin

Miguel Freire, Rui Rocha, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Miguel Albuquerque

Na terça-feira, 3 de fevereiro, realizou-se no Posto de Comando Municipal de Ourém mais um briefing operacional no âmbito da resposta aos danos provocados pela Depressão Kristin no concelho, com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, e a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes do ponto de situação de fim de dia, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, reuniu, juntamente com outros autarcas de concelhos afetados, com o secretário de Estado da Proteção Civil. Após este encontro, o governante acompanhou os trabalhos do briefing operacional.

Este briefing integrou-se no modelo de acompanhamento permanente adotado pelo Município de Ourém desde a ocorrência, que prevê a realização diária de pontos de situação operacionais, envolvendo a estrutura municipal de proteção civil, as forças de segurança, os corpos de bombeiros, os presidentes de junta de freguesia, equipas municipais e entidades com responsabilidades em infraestruturas essenciais.

A terminar o briefing, o secretário de Estado Rui Rocha sublinhou a dimensão excecional do fenómeno e os desafios ainda em curso, destacando como áreas críticas a energia, as comunicações e as respostas associadas às habitações danificadas, deixando ainda um alerta para a manutenção de condições meteorológicas adversas nos próximos dias, com precipitação intensa prevista e necessidade de manter níveis elevados de prontidão.ma

Acabado de chegar a Ourém para acompanhar no terreno os efeitos da Depressão Kristin, e antes de prestar declarações aos órgãos de comunicação social, o Presidente da República foi recebido no Posto de Comando Municipal, onde lhe foi apresentado um enquadramento global da situação no concelho, com um balanço da evolução da resposta desde o início da ocorrência até ao momento atual, permitindo contextualizar os desenvolvimentos mais recentes.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou Escola sede do Agrupamento de Escolas de Caxarias

No balanço apresentado, destacou-se a reposição quase total do abastecimento de água, mantendo-se, no entanto, constrangimentos relevantes ao nível do fornecimento de energia elétrica e das comunicações, sobretudo na zona norte do concelho, bem como milhares de habitações com danos significativos ao nível das coberturas.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou que a prioridade continua a centrar-se na resposta às necessidades mais imediatas da população, com especial atenção às famílias mais vulneráveis e às situações de maior risco social, reiterando a necessidade de reposição célere dos serviços essenciais.

Já na quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou esta manhã nova visita ao Posto de Comando Municipal e visitou algumas zonas afetadas do concelho, assim como a sede do Agrupamento de Escolas de Caxarias.

O Presidente da República avaliou a resposta e os apoios que estão a ser disponibilizados à população e confirmou junto dos populares as principais necessidades que se verificam um pouco por todo o concelho. Seguidamente realizou um périplo que permitiu constatar os inúmeros danos visíveis em habitações e infraestruturas, com passagem pela Zona Industrial de Casal dos Frades – Ourém, onde muitas empresas foram também severamente atingidas pela Depressão Kristin.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa terminou na Escola sede do Agrupamento de Escolas de Caxarias onde contactou com muitas crianças e deixou uma palavra de solidariedade e esperança para todos aqueles que ainda sofrem as consequências desta calamidade, numa zona do concelho onde permanecem graves falhas no acesso a energia, água e comunicações.

A presença do Presidente da República permitiu um contacto direto com a realidade vivida no concelho, num momento de reconhecimento do esforço desenvolvido no terreno e de acompanhamento institucional da resposta à calamidade.

Fonte: LC|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.