Edição: 303

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/2/12

Para superar traumas vividos com a passagem da depressão Kristin

Reerguer Leiria: Apoio psicológico chega às freguesias do concelho de Leiria

Praça do Município perdeu a maioria das árvores

A partir desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, uma equipa de 21 psicólogos irá percorrer todas as freguesias do concelho de Leiria, para prestar apoio na área da saúde mental e, na prática, poder dar uma palavra de conforto aos cidadãos.

Os eventuais traumas da experiência vivida na noite de 28 de janeiro, com a passagem da depressão Kristin, e as diversas situações com que as pessoas se deparam neste período de recuperação, nomeadamente a reparação de casas e a falta de eletricidade, justificam esta medida, designada de “Cuidar + Perto”.

Com esta ação, o Município cria condições de acesso a um serviço de apoio psicológico, num momento em que se verifica a necessidade de promover a estabilidade emocional e de identificar precocemente situações de sofrimento psíquico, risco ou vulnerabilidade social.

Pretende-se que este projeto seja de longa duração, pois é um trabalho que, para além de lidar com fragilidades emocionais, irá procurar dar esperança e resiliência às populações.

O “Cuidar + Perto” resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, a InPulsar, a Mulher Séc. XXI, a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza e a Ordem dos Psicólogos.

Esta ação junta-se ao gabinete de apoio psicológico instalado na Câmara Municipal e ao “Abraços que Cuidam”, um programa direcionado para alunos de escolas do concelho.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.