Edição: 303

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/2/17

Casa‑Museu Afonso Lopes Vieira, Teatro Stephens, Museu do Vidro e Museu Joaquim Correia

Ministra Margarida Balseiro Lopes visita estragos nos equipamentos culturais da Marinha Grande

Visita da ministra da Cultura ao Museu Joaquim Correia

A ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, deslocou-se à Marinha Grande, esta segunda-feira, 16 de fevereiro, para acompanhar no terreno a situação do património cultural, na sequência das tempestades, e reunir com autarcas e entidades regionais.

Durante a visita, a governante passou pela Casa Museu Afonso Lopes Vieira, pelo Teatro Stephens, pelo Museu do Vidro e pelo Museu Joaquim Correia, avaliando o impacto dos estragos recentes e as necessidades de intervenção.

Seguiu-se uma reunião de trabalho, no Salão Nobre dos Paços do concelho, com representantes dos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Estiveram presentes o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; o secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente; o presidente da CIMRL, Jorge Vala; os vereadores do executivo municipal Armando Constâncio, Carla Santana e Sérgio Silva; o presidente da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Pais; o presidente do Instituto Património Cultural, João Soalheiro; entre outros representantes dos município da CIMRL.

Visita à Casa‑Museu Afonso Lopes Vieira

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, alertou que cerca de duas mil famílias permanecem sem eletricidade, com fortes constrangimentos no quotidiano, defendendo medidas de solidariedade imediata, incluindo a isenção de portagens. Destacou ainda que a região sofreu uma grande degradação, salientando a necessidade de respostas rápidas e eficazes perante a dimensão da catástrofe.

A ministra anunciou que o Governo está a preparar fundos de apoio, destinados às áreas da cultura, desporto e juventude. Sublinhou que o executivo tem estado a registar o levantamento dos danos no Património, alguns dos quais agravados, e que o pacote financeiro previsto pretende dar resposta célere às necessidades identificadas.

Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.