Edição: 305

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/4/25

Parlamentares pedem esclarecimentos ao Governo

Deputados do PS eleitos por Leiria defendem avanço da Universidade de Leiria e Oeste

Eurico Brilhante Dias

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria querem ver concretizado o compromisso assumido pelo Governo relativamente à transição do Instituto Politécnico de Leiria para Universidade de Leiria e Oeste, reconhecendo o seu papel estratégico no reforço da coesão territorial, da competitividade regional e da capacidade científica nacional.

Numa pergunta dirigida ao Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Eurico Brilhante Dias e Catarina Louro solicitam esclarecimentos sobre o ponto de situação do processo e o respetivo calendário de execução, reafirmando a importância de garantir previsibilidade e confiança às instituições e à região.

Não obstante os pareceres do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) que, no exercício das suas competências, levantam preocupações de natureza sistémica e relativas ao enquadramento global da rede de ensino superior, os parlamentares lembram que o processo resulta de um trabalho continuado, sustentado em indicadores objetivos, designadamente ao nível da qualificação do corpo docente, da capacidade científica instalada, da participação em unidades de investigação avaliadas positivamente e da preparação de programas doutorais, bem como de um forte compromisso com a Região de Leiria e com o território do Oeste.

“Sem prejuízo da relevância destes contributos institucionais, importa sublinhar que o próprio Governo desafiou as instituições a apresentarem propostas que acrescentem valor ao país e às regiões, tendo o Instituto Politécnico de Leiria respondido de forma consistente, atempada e fundamentada”, sustentam os deputados.

Uma vez que, perante este quadro, não é claro como se desenvolverá o processo, Eurico Brilhante Dias e Catarina Louro perguntam ao ministro da Educação qual é o ponto de situação da criação da Universidade de Leiria e Oeste, que etapas já foram concluídas e quais se encontram ainda por concretizar. Pedem igualmente o calendário previsto para a aprovação e entrada em funcionamento da Universidade, de que forma pretende o Governo assegurar previsibilidade e estabilidade neste processo e que garantias podem ser dadas às comunidades académica e territorial quanto à concretização desta iniciativa anunciada.

    Fonte: GI|GPPS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.