Cadaval
Exposição imersiva CAOS transforma espaço rural no Painho num território de tensão entre estrutura e desintegração
2026-05-03 18:38:46

Cartaz
CAOS é uma exposição imersiva que transforma um espaço rural (antigo armazém de frutas e 4 camaras frigorificas) no Painho (Cadaval) num território de tensão entre estrutura e desintegração.
Através de pintura, instalação e composição espacial, a exposição constrói um percurso onde o espectador deixa de ser observador para se tornar corpo presente dentro da obra. Estruturas industriais, materiais orgânicos e sistemas improvisados coexistem num ambiente instável, onde nada é fixo e tudo parece em permanente transformação.
A exposição é inaugurada no dia 10 de maio, pelas 15h, no Painho, e assume-se como um dos projetos artísticos mais disruptivos alguma vez realizados na região Oeste, cruzando instalação, pintura e experiência imersiva.
Mais do que uma exposição, CAOS propõe um percurso sensorial onde o público é convidado a entrar fisicamente no espaço expositivo, atravessando estruturas, objetos e composições que exploram a tensão entre ordem e desordem.
A inauguração contará ainda com momentos performativos surpresa, reforçando o carácter imprevisível e vivo do projeto.
As obras, distribuídas em múltiplos suportes e escalas, sugerem cartografias visuais do descontrolo — linhas, brilhos e sobreposições que revelam um caos simultaneamente bruto e profundamente intencional.
Mais do que representar o caos, esta exposição encena-o, propondo uma experiência direta, física e sensorial.
Integrada na programação da Sr. Serafim – Associação Cultural e Artística, CAOS afirma-se como um dos projetos mais disruptivos apresentados no Oeste, desafiando os limites tradicionais do espaço expositivo e da relação entre obra e público.

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.