Em solidariedade com as vítimas da tempestade Kristin
“Concertamos Juntos” reúne 40 mil pessoas em concerto que celebra força e união da região
2026-05-25 00:01:31

Atuação de Tony Carreira com o Castelo de Leiria em fundo (Foto: Rui Miguel Pedrosa / Município de Leiria)
Cerca de 40 mil pessoas encheram, este sábado, 23 de maio, o recinto junto ao Estádio Municipal de Leiria, no grande evento comunitário “Concertamos Juntos”, para celebrar o espírito de união e resiliência da região Centro após a depressão Kristin. Num ambiente vibrante e solidário, o público respondeu de forma massiva ao convite para transformar a música num ponto de encontro coletivo, num momento que ficará na memória da comunidade local.
Ao longo de sete horas, famílias, amigos e visitantes de todo o País (muitos deles voluntários, que nos últimos meses, se mobilizaram ativamente para a recuperação da região) partilharam não apenas concertos, mas um sentimento comum de proximidade e união. O evento afirmou-se como um símbolo da capacidade coletiva de superação das populações afetadas pela depressão Kristin, traduzindo, através da música, os valores que estiveram na génese da iniciativa.
Agir, Calema, Cuca Roseta, Plutónio, Tony Carreira e Kura foram os artistas portugueses que subiram a palco de forma voluntária e solidária, proporcionando atuações memoráveis, entre as 16 e as 23 horas.
“Este concerto foi, acima de tudo, um momento de celebração, de homenagem e de encontro da nossa comunidade. Uma forma de agradecer a todos aqueles que, nos momentos mais difíceis, estiveram ao lado das populações afetadas pela tempestade Kristin, e que ajudaram esta região a reerguer-se. Ver milhares de pessoas reunidas em Leiria, num ambiente de solidariedade e proximidade, mostra também que há momentos que ultrapassam o próprio espetáculo e que ficam como símbolos daquilo que somos enquanto comunidade: uma região com sentido humano, com capacidade de união e que nunca vira a cara às dificuldades”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.
“Quero também deixar uma palavra de profundo agradecimento a todos os artistas, parceiros e promotores deste evento pelo extraordinário sentido solidário com que aderiram a esta iniciativa. A disponibilidade, a generosidade e o compromisso que demonstraram deram ainda mais significado a este momento”, acrescentou o autarca.
“O ‘Concertamos Juntos’ mostrou a força, a união e a solidariedade da nossa região. Um agradecimento sincero a todos os artistas, voluntários, parceiros e aos milhares de pessoas que tornaram este momento inesquecível”, referiu o presidente da CIMRL1 , Jorge Vala.

Presidentes da Câmaras Municipais de Leiria e Marinha Grande subiram ao palco (Foto: Rui Miguel Pedrosa / Município de Leiria)
“Ter visto esta multidão unida neste recinto é a prova inequívoca de que a cultura tem a força necessária para reerguer uma região. Este não foi apenas mais um projeto de produção para a MOT pois olhamos para ele como uma missão de responsabilidade cívica. Mobilizámos toda a nossa capacidade logística para dar a Leiria e às populações afetadas pela depressão Kristin o abraço coletivo que mereciam. O mérito é integralmente desta comunidade resiliente, dos voluntários, dos artistas e das equipas técnicas que de forma generosas e transformaram a música num motor real de esperança e de reconstrução”, sublinha Tiago Castelo Branco, diretor executivo da MOT – Memories of Tomorrow.
“Na Vodafone, acreditamos na capacidade da cultura para mobilizar pessoas e gerar impacto social positivo – foi essa convicção que nos levou a dar corpo a este projeto de apoio à região Centro. O que vivemos com o ‘Concertamos Juntos’ superou as nossas expetativas, graças à resposta generosa de todos os envolvidos e da população portuguesa. Este projeto afirmou-se como um verdadeiro movimento coletivo de proximidade, apoio e reconstrução. É muito gratificante ver milhares de pessoas unidas por uma causa comum, num momento que reforça a importância de estarmos presentes onde podemos fazer a diferença”, afirma Inês Valadas, Administradora da Vodafone Portugal.
“Este concerto celebra a capacidade que a música tem de unir pessoas e criar momentos memoráveis. Ver milhares de pessoas reunidas em Leiria para viver esta experiência reforça a importância da cultura e deste tipo de eventos na dinamização da comunidade. Na Repsol, continuaremos próximos do município de Leiria e queremos continuar a apoiar iniciativas que aproximem as pessoas através da música, da partilha e da emoção”, afirma Vera Vicente, Administradora-Delegada da Repsol Portugal.
Para além da componente artística, o evento teve também um impacto significativo na economia local. A área de restauração foi integralmente ocupada por 20 negócios da região, permitindo valorizar produtores, comerciantes e criadores locais, muitos deles diretamente afetados pelo contexto adverso recente.
O “Concertamos Juntos” contou ainda com o apoio institucional da RTP, da RFM e da JCDecaux, assim como do Programa Regional do Centro 2030. O sucesso do mesmo reforça a importância da colaboração entre entidades públicas, privadas e criativas, demonstrando que, em momentos desafiantes, o esforço conjunto pode gerar um impacto real no terreno.
A Comunidade Intermunicipal da Região da Leiria (CIMRL) visa o desenvolvimento integrado e sustentável de projetos e atividades de interesse comum aos municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. A CIMRL conta com o apoio do Programa Regional do Centro 2030.
Fonte: External Communications

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.