Mostra de Doces Conventuais reforça Alcobaça como destino gastronómico
28.ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais vai decorrer de 19 a 22 de novembro
2026-11-02 21:35:48

Conferência de imprensa de apresentação da 28.ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais
O Município de Alcobaça apresentou, no dia 30 de outubro, a 28.ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorre de 19 a 22 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça, estendendo-se ao Claustro do Rachadouro, integrado no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel. O evento reúne 37 produtores, mestres e representantes de diferentes tradições gastronómicas, numa celebração do património alimentar e dos saberes transmitidos de geração em geração.
Sob o mote «Paciência e mãos que sabem» e o conceito «Há sabores que nos contam uma história», esta edição reúne 37 participantes, dos quais 10 do concelho de Alcobaça, contando com a presença de oito mosteiros ou ordens religiosas e duas participações internacionais, do Brasil e da Bélgica. A oferta integra doces conventuais e regionais, licores, compotas e outras especialidades de várias regiões de Portugal Continental, Madeira e Açores.
A Mostra contará ainda com um espaço de demonstração da formação gastronómica / restauração do concelho, com a participação de alunos e professores dos cursos de Restauração da EPADRC. A Cáritas Paroquial de Alcobaça dinamizará uma cafetaria solidária, contribuindo para o apoio a famílias carenciadas do concelho.
Considerada um dos grandes eventos de referência de Alcobaça, a Mostra reforça a ligação entre património, gastronomia e turismo, contribuindo para a notoriedade do território, a valorização dos seus agentes económicos e a dinamização da economia local.
Quatro novidades que marcam esta edição
Entre os principais destaques está uma edição especial do Mestres à Prova, dedicada à doçaria conventual e regional e aberta a cozinheiros amadores de todo o país. O concurso contará com um troféu especial e transmissão em streaming, aproximando novos públicos deste património e incentivando a continuidade das tradições da doçaria. As inscrições abrem hoje, 29 de outubro.
A edição assinala também a estreia do Município de Constância como expositor, reforçando o encontro entre territórios e tradições gastronómicas.
Outra das novidades é a apresentação do Projeto Museológico de Cozinha e Artes da Mesa, que resulta da doação ao Município de Alcobaça da coleção de Virgílio Gomes, gastrónomo, investigador, escritor e professor universitário. Durante a Mostra serão apresentadas algumas peças que integrarão este núcleo museológico, contribuindo para preservar e dar a conhecer um importante legado ligado à gastronomia e à cultura da mesa.
O Concurso de Doces Conventuais passa ainda a integrar a categoria Melhor Doce de Inovação Conventual, que se junta às distinções de Melhor Licor, Melhor Doce Conventual e Melhor Compota. A nova categoria pretende reconhecer propostas que conciliam criatividade e tradição, valorizando a evolução da doçaria conventual sem perder a ligação às suas raízes.
Património, turismo e criação de riqueza para o território
Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, a Mostra representa uma oportunidade de valorizar a identidade histórica e gastronómica do concelho, afirmar Alcobaça como destino turístico e gerar retorno para a economia local.
A ligação à herança cisterciense é central nesta identidade. A presença dos monges e a vida desenvolvida no Mosteiro marcaram a relação do território com a agricultura, os produtos locais e a arte de cozinhar, contribuindo para uma tradição gastronómica que continua viva nas mãos de quem produz e preserva receitas e técnicas.
O evento, que atrai mais de 50 mil visitantes, decorre no cenário histórico do Mosteiro de Alcobaça, incluindo o Claustro do Rachadouro, no espaço do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.
O residente destacou a importância de investir em iniciativas que valorizem os recursos e a identidade do concelho, promovam os agentes económicos e contribuam para atrair visitantes, prolongar a sua estadia e gerar riqueza para o território.
«A Mostra é um dos eventos mais importantes de Alcobaça e uma aposta concreta na valorização do nosso património e na promoção do concelho. O investimento de 100 mil euros representa uma aposta estratégica, cujo retorno se mede também pela visibilidade que damos aos nossos produtores, pela atividade económica que ajudamos a dinamizar e pela capacidade de afirmar Alcobaça como um destino cultural e gastronómico de referência», salientou.
O Presidente sublinhou ainda a importância da cooperação institucional para a continuidade e a qualidade do evento: «o Município de Alcobaça organiza esta Mostra há 28 anos, num trabalho contínuo de valorização da nossa identidade e das tradições que nos distinguem. Quero agradecer à entidade responsável pela tutela do Mosteiro de Alcobaça, ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, à Turismo Centro de Portugal e à Caixa Agrícola de Alcobaça, parceiros fundamentais para continuarmos a fazer mais e melhor. Esta colaboração permite-nos preservar a excelência e a autenticidade que nos identificam e reforçar a capacidade de Alcobaça para acolher visitantes e criar oportunidades para o território», afirmou.
Sobre o Projeto Museológico de Cozinha e Artes da Mesa, o presidente destacou a importância da doação de Virgílio Gomes para a preservação e divulgação do património gastronómico, considerando que esta iniciativa poderá constituir a primeira etapa para a criação de um futuro museu em Alcobaça.
«Precisamos de criar mais motivos para que quem nos visita fique mais tempo em Alcobaça. A valorização do nosso património, incluindo o gastronómico, é essencial para enriquecer a experiência turística, dinamizar a economia e reforçar a identidade do concelho. Este projeto representa mais um passo nesse caminho e na construção de uma oferta cultural que valorize o território durante todo o ano», acrescentou.
Igualmente presente na conferência, José Fernando Maia Alexandre, presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém CRL, afirmou que “a Caixa está muito ligada à economia local. Sendo este um evento muito identitário e ligado à nossa comunidade, apoiar a Mostra é uma forma de reforçar o retorno social e comunitário que consideramos tão importante para a Caixa”. A Caixa de Crédito Agrícola é uma vez mais o patrocinador oficial da Mostra.
A inauguração da 28.ª Mostra contará com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Uma história de encontros
Ao longo de quatro dias, a Mostra volta a reunir pessoas, gerações, territórios e culturas em torno de um património que se preserva através do conhecimento, do trabalho artesanal e da partilha.
Mais do que dar a conhecer doces e licores, o evento valoriza as histórias, as técnicas e as pessoas que mantêm viva esta herança, reforçando o posicionamento de Alcobaça como destino cultural e gastronómico.
28.ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais
19 a 22 de novembro de 2026 | Mosteiro de Alcobaça
Paciência e mãos que sabem. Há sabores que nos contam uma história.
Fonte: GCRP|CMA

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.