Edição: 312

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/11/6

Vila ribatejana transforma-se no mais importante palco Mundial do cavalo

Feira Nacional do Cavalo vai celebrar 50 anos de 6 a 15 de novembro na Golegã

De 6 a 15 de novembro de 2026, todos os caminhos vão dar à Golegã, que se transforma no mais importante palco Mundial do cavalo. O cartaz da Feira Nacional do Cavalo 2026 surge como antevisão à dinâmica do maior certame do Ribatejo, das mais imponentes manifestações da cultura tradicional portuguesa.

A Feira Nacional do Cavalo, também Feira Internacional do Cavalo Lusitano, será ponto de encontro e reencontro dos mais importantes criadores nacionais e internacionais de diversas raças equestres, com especial enfoque no Cavalo Lusitano.

A cultura tradicional portuguesa estará também em destaque, com a secular Feira de São Martinho a fazer as delícias dos visitantes de todo o mundo, que aqui assistem às diversas manifestações de genuinidade do povo português.

Seja para mostrar e observar os melhores produtos equestres, seja para celebrar negócios ou para desfrutar da cultura tradicional portuguesa, em novembro marque presença na Golegã!

Recomendações sobre os acessos à Golegã

O Comando Territorial de Santarém,da GNR entre os dias 6 e 15 de novembro de 2026, irá realizar uma operação de segurança no âmbito da Feira Nacional do Cavalo, na vila da Golegã e zona envolvente, de modo a garantir a segurança e a tranquilidade pública de todos os visitantes, entidades e habitantes locais, bem como o controlo e fluidez rodoviária.

Considerando a realização da L Feira Nacional do Cavalo que coincide com a XXVII Feira Internacional do Cavalo Lusitano e com a Feira de São Martinho, e tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional que reúne milhares de visitantes, a GNR irá desenvolver uma operação para garantir a segurança de todos os visitantes, com a colaboração de diversas Entidades.

Esta operação conta com várias valências e especialidades da Guarda, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento a cavalo, de ordem pública, proteção e socorro e de vigilância com recurso a Unmanned Aircraft Systems (UAS), vulgarmente conhecido por drones.

Relembra-se ainda que na zona do Largo do Arneiro – Golegã e na sua envolvência, haverá interdição temporária do espaço aéreo, pelo que não estão autorizados voos de drones.

Para que o evento decorra em segurança, a Guarda Nacional Republicana recomenda:

Seja responsável na condução;

Siga as instruções e as indicações dos militares da GNR;

Identifique o local onde estaciona a sua viatura;

Ao parquear a sua viatura, se detetar algum comportamento suspeito, entre em contacto com a GNR;

Circule preferencialmente por ruas iluminadas e movimentadas;

Caso esteja a cavalo deve adotar um comportamento seguro para si, para os restantes utentes e para o animal;

Não maltrate os diversos animais presentes;

Não transporte quantias elevadas de dinheiro;

Não deixe bens no interior do veículo à vista;

Nunca perca de vista quem o acompanha, principalmente os idosos e as crianças;

Em caso de desorientação ou necessitar de auxílio contacte os militares da GNR.

Esta operação conta com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).

    Fonte: CMG e CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.