No Parque Verde
Universidade de Coimbra reforça presença em Alcobaça com a abertura do Centro de Interpretação e Educação Ambiental
2021-07-17 11:23:27
Materializando a adenda ao protocolo (já com duas décadas de vigência) entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Universidade de Coimbra, assinada no dia 19 de maio, foi inaugurado na manhã de sexta-feira, dia 16 de julho, o novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental, instalado na estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça.
Este novo espaço está dotado de todas as condições estruturais para a realização de atividades de caráter educacional, investigacional e formativo e encontra-se em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, emergindo o seu caráter inovador e distintivo da centralidade do bem-estar, saúde, educação e prosperidade dos cidadãos, potenciada pela sua qualidade ambiental.
“Este é um passo significativo para estreitar as relações entre as duas instituições, reforçando a presença da Universidade de Coimbra no nosso concelho, mas sobretudo para criar as condições para a nossa comunidade escolar trabalhar diversos temas relacionados com o ambiente e com a valorização do património natural. O concelho de Alcobaça é todo ele dotado de um imenso património natural que importa preservar. Esta consciência será trabalhada com os alunos em colaboração com os professores ao longo dos próximos anos. Este é o espaço ideal para desenvolver esse trabalho. Esperamos que este seja um espaço de conhecimento e de aprendizagem para as nossas crianças e jovens”, explicou o Vereador do Ambiente Hermínio Rodrigues.
Igualmente presente na cerimónia o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, destacou que “a ligação a Alcobaça é algo que a Universidade sempre procurou relevar e este centro integra um lote de projetos que estão a ser maturados em conjunto com a Câmara para trazer mais-valias para ambas as partes.”
Para formalizar a inauguração do novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental, foi apresentada a exposição fotográfica “Entre Rio e Mar – registo de habitats em mudança”, uma iniciativa inserida no âmbito do Programa da Bandeira Azul 2021, e enquadrada no tema deste ano “Recuperação de Ecossistemas.”
Esta exposição estará em exibição entre 16/07/2021 e 15/09/2021, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça, com extensões no Edifício do Turismo de São Martinho do Porto e na Biblioteca de Praia das Paredes da Vitória. A entrada é livre.
Horários
Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça – Estufa 1 do Parque Verde de Alcobaça
Segunda a sexta-feira: 9h00-14h00 [visita livre] e 18h30-19h30 [visita orientada]
Fins de semana e feriados: 10h00-14h00 [visita orientada]
Posto de Turismo de São Martinho do Porto
Terça-feira a sábado: 10h00-13h00 e 14h00-18h00
Encerrado aos domingos, segundas e feriados
Biblioteca de praia de Paredes da Vitória
Segunda-feira a sexta-feira: 14h00-19h00
Sábado e Domingo: 9h30-13h00 e 14h00-19h00
Fonte: GRPP|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.