Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

A Arte faz a Festa em Figueiró dos Vinhos

Fazunchar regressa com 3ª edição já a partir deste sábado

Pintura mural

O Fazunchar está de regresso para a 3.ª edição já a partir deste sábado em Figueiró dos Vinhos, de 14 a 22 de agosto de 2021. O Fazunchar, que se assume principalmente como uma experiência de partilha, de encontro e de (re)descoberta entre pessoas, arte e território, regressa a Figueiró dos Vinhos já este sábado e acontece nesta sua 3.ª edição de 14 a 22 de agosto de 2021.

A programação multidisciplinar, que pretende fortalecer o cruzamento entre estas 3 dimensões, apresenta pinturas murais, instalações, residências artísticas, exposições, workshops, conversas, visitas guiadas, concertos e claro, o já tradicional piquenique comunitário.

Um pouco por todo o território de Figueiró dos Vinhos, sendo que nesta 3.ª edição o Fazunchar chegará até às freguesias, no que a pintura mural se refere, contando com a atuação de alguns dos mais reconhecidos artistas portugueses e estrangeiros da atualidade, entre os quais se destacam a espanhola Elisa Capdevila, o argentino Bosoletti ou a artista francesa Perrine Honoré, bem como os portugueses Pantónio, Mariana Duarte Santos, Samina ou Third.

Pelas ruas da Vila poderemos ainda cruzar-nos com o histórico artista espanhol Isaac Cordal, bem como com a componente exterior da exposição Versos de Rute Ferraz, que nos apresenta, também pelo Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, o resultado das suas residências artísticas de fotografia realizadas em 2019 e 2020.

No que diz respeito à programação musical, o Fazunchar conta com a presença da dupla Miramar (projeto de Frankie Chavez e Peixe) e Fred, sendo que este último artista irá apresentar o resultado da participação no programa de residências artísticas.

Esta edição conta ainda com mais 3 residências artísticas, nas áreas de desenho, vídeo e fotografia, envolvendo respetivamente os seguintes talentos: Francis.Co, Mariana Vasconcelos e Miguel Oliveira.

A edição 2021 do Fazunchar volta a proporcionar a toda a comunidade a aprendizagem de algumas técnicas artísticas com alguns dos mais reconhecidos artistas da área, apresentando um workshop de stencil orientado por Samina e um workshop de ilustração com plasticina orientado por Mantraste.

Como vem sendo habitual desde a primeira edição do Fazunchar com o lançamento da ação ‘Ilustrar Malhoa’, este ano lançamos o desafio de reinterpretação de uma obra de Malhoa à ilustradora Teresa Rego, cuja obra integrará esta original colecção de postais que nasceu originalmente para as ruas da Vila de Figueiró dos Vinhos.

Agendadas para o último fim‑de‑semana de programação, teremos de destacar as habituais visitas guiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.

A edição 2021 do Fazunchar traz ainda consigo a recuperação parcial de uma tradição, o ‘jornal de cordel’, que irá habitar o centro da Vila e onde residentes e visitantes poderão acompanhar, desta forma absolutamente informal, um pouco ou muito do que se estará a passar durante os 9 dias de agitação que se alastra por todo o território que compõe Figueiró dos Vinhos.

    Sobre o Fazunchar:

Depois de duas edições de sucesso que geraram dezenas de novas obras de arte pública e o selo de qualidade EFFE Label 2019-2021 atribuído pela European Festivals Association – EFA (Associação Europeia de Festivais) a festivais europeus “que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da e na comunidade onde se inserem”, o FAZUNCHAR continua a apresentar-se como uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, fazendo jus ao próprio nome, que significa “fazer” em Laínte, um dialeto local utilizado por comerciantes locais.

Na prática, é precisamente isto o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade coletiva. O que em Figueiró dos Vinhos se traduz no desejo de renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

O Fazunchar é uma iniciativa promovida pelo Município de Figueiró dos Vinhos, com curadoria e coorganização da Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística. O Fazunchar conta ainda com o patrocínio da Sotinco e o enorme apoio de um conjunto de parceiros e apoios, locais e nacionais.

 FICHA TÉCNICA

Promotor: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos
Apoio Institucional: Center of Portugal + Turismo do Centro
Conceito e Coorganização: Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística
Parceiros Media: Antena 3, P3, Região de Leiria
Patrocinador: Sotinco
Parceiro logístico: Kraxas
Parceiro de programação: Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos + Casulo de Malhoa
Parceiro: Atuality
Projecto gráfico: Estúdio Naif
Comunicação: Sara Does PR

LINKS FAZUNCHAR

www.facebook.com/fazunchar
www.instagram.com/fazunchar.fv

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.