Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Autarca recandidata-se para cumprir projeto a 12 anos

Walter Chicharro: “Hoje, os nossos maiores embaixadores são a onda e a Nossa Senhora da Nazaré”

Walter Chicharro

O atual presidente do município da Nazaré e líder da distrital de Leiria do PS, Walter Chicharro, recandidata-se para cumprir um terceiro mandato como presidente do Município da Nazaré, garantindo que pretende cumprir o projeto que iniciou em 2013. O candidato do Partido Socialista assume, como principal problema do concelho, além dívida municipal, a fixação de jovens no concelho. Como projetos a implementar no futuro, Walter Chicharro destaca o alargamento da ALE do Valado, a criação da ALE de Famalicão, da Startup Agrícola e do futuro centro de inovação do Mar na Nazaré.

Tinta FrescaApós dois mandatos como presidente da Câmara Municipal da Nazaré, porque se volta a candidatar?
Walter Chicharro – Desde o início que assumi que este era um projeto a 12 anos. As eleições são um momento de avaliação dos mandatos, mas também do projeto para o futuro deste concelho. Tenho projetos que quero terminar e tenho certo de que vou ter o apoio dos habitantes das nossas três freguesias para o fazer.

Tinta Fresca Quem são os elementos que o acompanham nesta recandidatura?
Walter Chicharro – Costuma dizer-se que em equipa vencedora não se mexe e foi o que fizemos. Temos apenas uma entrada nova nos sete primeiros com o objetivo de a rejuvenescer ainda mais e de dar frescura de pensamento ao grupo. Estou contente com o meu executivo e sei que posso confiar neles. O mesmo acontece com os cabeças de lista aos restantes órgãos autárquicos. Estão todos comigo desde o primeiro mandato e sei que juntos cumprimos.

Tinta Fresca O município da Nazaré tem uma dívida muito elevada. Como a pode diminuir e continuar a investir no concelho?
Walter Chicharro – A fórmula é a mesma desde 2013. Fizemos um investimento contínuo e visível em todo o concelho, diminuímos a dívida em 14,4 milhões de euros e os prazos médios de pagamento passaram de mais de 3000 mil dias para 10 dias…

É importante que se perceba que o que nos separa hoje da saída procedimento de dívida elevada é exatamente o valor da dívida escondida que o PSD tinha deixado oculta nas contas da Câmara e que nós encontrámos e tivemos de assumir.

É o valor dessa dívida escondida que nos separa da possibilidade de baixar impostos e taxas municipais, mas sei que, mantendo o atual ritmo de redução da divida, vamos sair do procedimento de divida excessiva muito em breve, sem nunca reduzir a velocidade do investimento no nosso concelho.

Tinta FrescaQuais são os principais problemas da Nazaré neste momento e como pensa resolvê-los?
Walter Chicharro – A nossa maior preocupação é a fixação de jovens no concelho. A oferta imobiliária existente não está direcionada para quem está em início de vida e quer viver no nosso concelho.

Já estamos a trabalhar nisso, com a disponibilização em breve dos primeiros lotes para construção a custos controlados em Fanhais. Mas queremos ir mais longe e estamos a ultimar implantação no terreno da estratégia local de habitação. A nossa aposta será na construção de qualidade para arrendamento a custos controlados.

Tinta Fresca Ao nível da economia, e tendo em conta que a Nazaré depende muito do Verão e do turismo, de que forma se pode potenciar a vila criando mais postos de trabalho e consequentemente fixando mais população?
Walter Chicharro – Segundo os dados de que dispomos, o concelho hoje não depende exclusivamente do turismo e o turismo já não depende exclusivamente do sol e praia.

Para este executivo, a Nazaré não é só a vila mas todo o concelho. Foi por isso que abrimos a ALE de Valado dos Frades, que já não tem lotes disponíveis para construção, onde já se fixaram várias empresas e se criaram várias centenas de postos de trabalho. A queixa que encontro hoje é de falta de mão de obra e não do contrário.

Mas queremos ir mais longe e de forma articulada. A estratégia local de habitação não só vai responder às necessidades hoje existentes como terá de acompanhar as necessidades futuras que serão criadas pelo alargamento da ALE do Valado, pela criação da ALE de Famalicão, da Startup Agrícola e do futuro centro de inovação do Mar na Nazaré.

São todos projetos que fixarão jovens, muitos deles qualificados e que vão contribuir para colocar o concelho da Nazaré num patamar ainda mais elevado.

Tinta FrescaO município focou-se muito nos desportos aquáticos promovendo a Nazaré através deles. Considera ser este o caminho certo ou é necessário olhar a Nazaré sobre outros pontos de vistas, como por exemplo cultural ou patrimonial?
Walter Chicharro – O que fizemos foi agarrar num atrativo ímpar para nos colocar nas bocas do mundo. Segundo a Cision, a Nazaré tem sido, no Inverno, a localidade Portuguesa mais mediática no globo, batendo Lisboa em vários meses do ano. Ora, é no outono, no inverno e na primavera que precisamos de atrair pessoas, porque no verão estamos naturalmente cheios.

Este turismo não vem à Nazaré só para ver as ondas. Estamos a falar de pessoas oriundas de mais de uma centena de países, muitas delas com um poder de compra elevado, que comem e dormem no nosso concelho, visitam as nossas igrejas, os nossos espaços culturais e museológicos, as nossas lojas e que acabam por se apaixonar pelas nossas gentes.

Hoje, os nossos maiores embaixadores são a onda e a Nossa Senhora da Nazaré e são elas que nos levam aos quatro cantos do mundo, mas são também elas que trazem ao nosso concelho turistas dos quatro cantos do mundo e que fazem com que alguns optem por cá ficar.

Tinta Fresca – Acredita que o PS irá obter mais uma maioria absoluta como em 2017?
Walter Chicharro – É essa a nossa pretensão. Desde 2013 que demonstrámos que a estabilidade é fundamental para a governação do nosso concelho, sem nunca comprometer o diálogo com as restantes forças políticas. Considero que o ato eleitoral é um momento de avaliação do trabalho feito e das alternativas ao mesmo. Confesso que, apesar de querer fazer muito mais, estou contente com o trabalho e espero que as pessoas no dia 26 vão votar e que votem no PS. Convém recordar que os votos só contam nas urnas e que o voto no sofá não conta…

Perfil do Candidato

Nome: Walter Manuel Cavaleiro Chicharro
Data de nascimento: 16/09/1970
Naturalidade: Porto Alexandre – Angola, filho de Nazarenos e criado na Nazaré
Casado, dois filhos.
Formação Académica: Licenciatura em Gestão, Pós-Graduação em Comunicação e Marketing e MBA em Administração Pública
Atividade profissional: Delegado Especialista Hospitalar Sénior na Indústria Farmacêutica

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.