Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Autarca do PS inicia terceiro e último mandato

Walter Chicharro toma posse na Câmara da Nazaré prometendo novas obras e menos impostos

Walter Chicharro

A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos eleitos a 26 de setembro para o mandato 2021-2025, do concelho da Nazaré, realizou-se no dia 9 de Outubro, no Cineteatro da vila. Foram empossados os eleitos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e presidentes de Junta. O novo executivo municipal será composto por Walter Chicharro (PS), Manuel Sequeira (PS), Regina Piedade Matos (PS), Orlando Rodrigues (PS), Fátima Duarte (PSD), Paulo Reis (PSD) e João Paulo Delgado (CDU). O presidente da Assembleia Municipal é o socialista José Ramalhal Lopes.

No seu discurso de tomada de posse, Walter Chicharro recordou os resultados das Autárquicas 2021. “O PS conseguiu maioria absoluta na Câmara Municipal e nas Freguesias da Nazaré e Famalicão. Na Assembleia Municipal temos uma maioria que nos acrescenta responsabilidade de gestão. Já na freguesia de Valado dos Frades, os eleitores decidiram mudar. É uma posição que respeitamos e já parabenizamos o projeto vencedor”.

O edil Walter Chicharro recordou o trabalho realizado ao longo dos últimos oito anos e disse que este feito com base na auscultação das freguesias, no equilíbrio das finanças da Câmara, com a redução de dívida (46 milhões de euros) “em vários milhões, cerca de 14/15 Milhões de euros” e a sua renegociação, com melhores taxas de juro, “o que nos permite sair de uma agonia permanente na gestão dos pagamentos diários”.

O autarca enumerou, em seguida, os investimentos realizados no espaço público e nas iniciativas “para potenciar as acessibilidades e a atratividade do território”, como a conclusão da AAE/ALE de Valado dos Frades, acrescentando que este foi “um sucesso que já nos obrigou a programar o alargamento da atual área de acolhimento empresarial e a programar a instalação de uma ALE em Famalicão”.

O novo Centro Escolar de Famalicão, o novo centro de saúde da Nazaré e os grandes eventos internacionais, tais como o Campeonato Mundial de Bodyboard, o Campeonato de Free Ride, o Europeu de sub16 de Andebol de Praia, o Nazaré Challenge, o Arena 1000 ou a Euro Winners Cup, foram outras inovações dos oito anos de governação.

“Conseguimos tornar-nos numa referência na organização de eventos de mar e praia que dinamizam a nossa economia e a nossa sociedade. Eventos que, com baixos custos para o Município, trazem um gigante retorno económico para toda a economia local”, afirmou Walter Chicharro.

Presidente e vereadores da Câmara Municipal da Nazaré

Sobre os próximos 4 anos, o presidente da Câmara disse que, de todos os desafios traçados, a implementação da Estratégia Local de Habitação será o maior. “Só criando condições para fixar no nosso concelho os mais jovens podemos assegurar um desenvolvimento sustentável para o futuro”, reiterou.

A atração de mais empresas, e a expansão da Área de Localização Empresarial (ALE) de Valado dos Frades e a criação da ALE de Famalicão, a instalação de uma Start Up em Valado dos Frades e de um Centro de Inovação do Mar, em projeto para a sede do concelho, assim como a construção do Ascensor da Pederneira, da nova estrada de acesso à Praia do Norte, e o reforço do investimento na manutenção e conservação da rede viária em todo o concelho são outras metas para o novo mandato, onde a mobilidade e a criação de mais espaços de estacionamento são também as grandes apostas.

Walter Chicharro adiantou estarem previstos “a construção do novo parque no atual espaço da feira e com a construção de um parque subterrâneo no mercado municipal, espaço que será também requalificado, mas também a construção do parque de estacionamento da Quinta do Campo, como forma de apoio à zona central de Valado dos Frades”. As redes de água e de saneamento serão, igualmente, alvo prioritário de investimento de um mandato que poderá anunciar algum alívio nos impostos cobrados aos munícipes.

A finalizar, o autarca nazareno afirmou que “queremos baixar os níveis de endividamento para o valor que nos permite baixar impostos, tarifas e taxas municipais, onde se inclui, naturalmente a tarifa da água. Reforço que é minha intenção reduzir impostos o mais breve possível”.

No que se refere à Assembleia Municipal, tomaram posse: José Ramalhal Lopes (PS); Aníbal Freire (PS); Maria Celeste Cardador (PS); José Sales (PS); Pedro Marques (PS); Carolina Silva (PS); Valter Soares (PS); Carla Abegão (PS); João Vieira (PS); Ricardo Esgaio (PS); Tânia Gandaio (PSD); Cândida Cavaleiro de Sousa (PSD); António dos Santos (PSD); Maria Rodrigues Vaz (PSD); Rui Venâncio (PSD); Edmundo Barbosa (PSD); Susana Gonçalo (PSD); Sara Vidal (CDU); Vasco Sousa (CDU); Samuel Fialho (CDU) e Jorge Ribeiro (BE).

Para a Assembleia Municipal, o PS elegeu 10 deputados, o PSD sete, a CDU três mandatos, e o BE um. Neste órgão municipal têm assento por inerência os presidentes das juntas de freguesia eleitos, pela freguesia da Nazaré – João Formiga PS); pela freguesia de Famalicão – José Filipe Ramalho (PS) e pela Freguesia de Valado dos Frades, Samuel de Oliveira (CDU). No total PS e oposição empatam com 12 elementos cada, mas a maioria absolutado do PS é garantida com o voto de qualidade do presidente da Assembleia.

O presidente da mesa Assembleia Municipal é José Ramalhal Lopes (PS). Após votação, a mesa da Assembleia Municipal passou a ser composta pelos deputados do PS, José Ramalhal Lopes, Valter Soares (1º secretário) e Maria Celeste Cardador (2ª secretária).

            Mónica Alexandre
(Com GCI|CMN)

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.