Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Freguesia de Pombal aprova maior orçamento da história no valor de 1,7 milhões

A Assembleia de Freguesia de Pombal, realizada no dia 30 de dezembro, no miniauditório do Teatro-Cine de Pombal, aprovou, por maioria, com apenas três abstenções, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano da Freguesia de Pombal para o ano de 2021.

Este que é o último orçamento deste executivo, sendo o mais elevado da história desta freguesia, atingindo cerca de 1,7 milhões de euros, sendo caracterizado pela ambição de fazer com que a Junta de Freguesia de Pombal tenha um papel cada vez mais interventivo no seio da comunidade, assim como, pela inovação e criatividade em ir buscar diferentes fontes de financiamento para implementar novos projetos de intervenção comunitária.

Para o aumento exponencial do valor deste exercício orçamental, destacam-se candidaturas a fundos comunitários que foram submetidas ao PDR 2020 para requalificação do Parque de Merendas e de Lazer do Cotrofe e ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente para aquisição de duas viaturas elétricas e respetivos postos carregadores, assim como, a assunção de novas responsabilidades no âmbito do processo de descentralização de competências promovido ao abrigo do disposto no DecretoLei nº 57/2019 de 30 de Abril.

No que concerne a investimentos que enriquecem o património desta freguesia, destaca-se a aquisição do novo miniautocarro que vai dar um importante contributo ao nível do transporte escolar das crianças da freguesia de Pombal, assim como, a intenção de adquirir um novo trator com braço ergonómico que visa contribuir para aumentar a eficiência do trabalho desenvolvido nos serviços de exterior, nomeadamente, ao nível da abertura de caminhos rurais e da limpeza de bermas.

O orçamento aprovado para 2021 mantém a prioridade na intervenção social de proximidade, na aposta na educação e na promoção da dinâmica cultural que marcou o período anterior à pandemia que vivemos, com inegável ênfase para o Festival “Oh da Praça”, “Crianças ao Palco” ou para o “Bioartes” – mercado de artesãos e produtores locais.

Das várias iniciativas diferenciadoras previstas para 2021, destaque para o prémio de incentivo ao empreendedorismo “Start-Up Pombal” e para a implementação do projecto-piloto da horta urbana.

Da realização desta Assembleia de Freguesia, destaca-se o espírito positivo e construtivo com que participaram todos os membros das diversas forças políticas, assim como, a abertura e humildade com que foram aceites os vários contributos pelo executivo da Freguesia de Pombal.

Pedro Pimpão, presidente da Junta de Freguesia de Pombal, assume a enorme satisfação por ver aprovado um documento com este grau de importância sem votos contra o que aumenta as responsabilidades que recaem sobre os membros da Junta de Freguesia na concretização destes compromissos.

   O autarca destacou o trabalho desenvolvido, no dia a dia, por todos os colaboradores da Junta de Freguesia de Pombal, nos vários sectores e agradeceu o apoio de todos os membros da Assembleia de Freguesia e dos próprios colegas de executivo, ao longo de todos estes anos, neste que foi o último orçamento que apresentou na qualidade de presidente de Junta, que considerou ser a função mais nobre que desempenhou até agora.
    Fonte: JFP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.