Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Aula inaugural do curso da Universidade de Coimbra teve lugar no INIAV

Doutoramento “Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades” arrancou em Alcobaça

Professora Doutora Carmen Soares

A aula inaugural do curso de doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades realizou-se no dia 5 de novembro, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Alcobaça. O curso, ministrado pela Universidade de Coimbra, pretende abordar os Estudos sobre Alimentação numa perspetiva holística, centrada nas Humanidades. Além da História, Cultura, Literatura e Artes, serão também abordadas disciplinas de Turismo, da Antropologia, da Sociologia, da Comunicação e da Medicina. Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, com esta primeira aula “estamos a lançar os alicerces para o futuro do Ensino Superior em Alcobaça”.

Estiveram presentes na aula inaugural do doutoramento Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, cerca de 30 alunos, que assistiram à aula ministrada pelas Professoras Doutoras Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho. Marcaram também presença, a vice-reitora da Universidade de Coimbra Cristina Albuquerque; o diretor do INIAV, Rui Sousa; o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, e restante vereação, bem como os diretores dos agrupamentos escolares e escolas não agrupadas do concelho de Alcobaça, entre outros.

Na ocasião, Rui Sousa, mostrou-se honrado por o INIAV receber esta sessão, que considerou “um marco na história de Alcobaça” e que apelou para que “seja a primeira de muitas sessões que ocorram no concelho de Alcobaça”.

Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra

Carmen Soares, fundadora do curso de doutoramento em 2015 em conjunto com a professora Maria Helena da Cruz Coelho, agradeceu a todos os docentes que contribuem para o doutoramento, informando que este é bianual  e destinado a “pessoas ativas que buscam uma formação extra”. A professora salientou ainda que já foram defendidas duas teses, uma sobre o bacalhau e outra sobre o pão.

Por sua vez, Cristina Albuquerque salientou que “estas iniciativas demonstram a vontade e a estratégia da Universidade de Coimbra para o alargamento da sua abrangência geográfica e para o seu enraizamento em todo o território”, acrescentando que “estamos na busca de uma cada vez maior abertura da Universidade a todo o país e com é enorme satisfação que sentimos o acolhimento do Município de Alcobaça, onde a Universidade de Coimbra marca presença através do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça”.

Hermínio Rodrigues

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, recordou que foi no Mosteiro de Alcobaça que a 11 de Janeiro de 1269 decorreu a primeira aula pública nacional e que mais uma vez Alcobaça se prepara para assistir “a um momento relevante na valorização da educação”.

O edil alcobacense considerou que a realização desta primeira aula no concelho de Alcobaça é “o reflexo da solidificação institucional” entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Universidade de Coimbra.

Segundo Hermínio Rodrigues “ao realizarmos aqui a primeira aula deste programa doutoral, estamos a lançar os alicerces para o futuro do ensino superior em Alcobaça, indo ao encontro do enorme potencial agrícola e gastronómico do nosso território”, pelo que “estamos focados na criação de um Campus de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica, uma medida que certamente aumentará os índices de fixação de jovens na cidade e no concelho.”

Primeira aula do Doutoramento foi aberta ao público

Após a aula inaugural, decorreu a apresentação do Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e visitas do grupo de doutorandos à Frubaça e ao Museu do Vinho de Alcobaça.

Para mais informações sobre o doutoramento, pode consultar a página: Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades – Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades – Universidade de Coimbra (uc.pt)

 Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.