Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Este ano dedicado ao “Roteiro de Viagem escrito”

João Morgado Oliveira vence prémio internacional Books & Movies

João Morgado Oliveira

O alcobacense João Morgado Oliveira, que concorreu com o pseudónimo Marco Battuta, foi o vencedor, por unanimidade, do prémio internacional Books & Movies, este ano dedicado ao roteiro de viagem escrito e irá receber um prémio de 5 mil euros. O anúncio foi feito pela vereadora da Cultura, Inês Silva, no dia 8 de novembro durante a reunião pública mensal do município de Alcobaça. O júri considerou que o trabalho, “Volta ao Mundo. Viagem Musical” tem uma “narrativa original, culta e despretensiosa, provocadora dos sentidos e, sobretudo, madura na perspetiva de que viajar é, além de ver, escutar-ouvir de forma ativa”.

O Prémio Internacional Books & Movies, integrado no Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça pretende premiar e estimular a criação artística, nomeadamente a arte literária e a arte-vídeo. Na edição de 2021, o prémio foi concedido no âmbito da literatura de viagens, concretizada na produção de roteiro escrito. O júri é composto pela vereadora da Cultura do Município de Alcobaça, Inês Silva, e pelos escritores Raquel Ochoa e Tiago Salazar.

Segundo o júri, “Volta ao Mundo. Viagem Musical” é “à primeira vista um compêndio de canções que o mundo nos foi legando”, mas “”a obra acrescenta depois a surpresa de levar o leitor à história, sociologia, cultura e por vezes até, ao sentir do país de origem de uma certa composição musical”.

O júri acrescenta também que “o autor fez uma aproximação racional à música, desafio que cumpre com talento notável, quer na escolha dos títulos, quer na sua reinterpretação, conseguindo nesse exercício um excelente guia cultural”.

Em declarações ao Tinta Fresca, João Morgado Oliveira revelou que “foi uma surpresa” quando recebeu a informação que tinha vencido o prémio, porque apesar de escrever há algum tempo e participar em outros concursos literários, sobretudo na área da ficção, “ainda não tinha participado no Books & Movies porque não tinha nenhum trabalho que se adequasse”, mas com este trabalho que assume ter escrito “como uma espécie de prenda de Natal para os seus familiares”, quis participar. O jovem alcobacense de 32 anos admitiu que ainda não pensou o que vai fazer com o prémio.

O prémio do vencedor da 8ª edição prémio será entregue na Gala Books & Movies, agendada para o dia 21 de novembro, às 18h, no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro.

    Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.