Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

22.150 luminárias de iluminação pública LED Schréder já foram instaladas

Iluminação pública LED permite economia anual de 750 mil euros ao Município de Santarém

Novas luminárias LED já foram montadas

A introdução de 22.150 Luminárias LED na iluminação pública do Município de Santarém representa uma poupança energética superior a 5.6 milhões de kwh/ano, que significa uma redução anual na ordem dos 750 mil euros na fatura de energia deste município da Lezíria do Tejo e evita a emissão de 2.665 ton CO2eq para o ambiente. Esta intervenção potencia poupanças significativas que ajudam o município a atingir as suas metas energéticas e ambientais ao mesmo tempo que liberta fundos para outros investimentos em prol da Comunidade.

O Município de Santarém é composto por 18 freguesias distribuídas pelos mais de 550Km2 do Concelho e faz parte da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, também designada por CIMLT, uma Comunidade Intermunicipal composta por 11 municípios (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém).

Em linha com a estratégia de transição para uma economia de baixo carbono para tornar a região da Lezíria do Tejo mais eficiente e sustentável e ao abrigo do Programa Portugal 2020 para a Eficiência Energética na Iluminação Pública, a CIMLT lançou diversas candidaturas para a substituição em grande escala de equipamentos de iluminação pública com tecnologia de descarga por novas luminárias equipadas com tecnologia LED em todos os 11 municípios associados.

No âmbito deste programa, o município de Santarém procedeu à substituição em grande escala da iluminação pública por por luminárias LED da Schréder. As luminárias de iluminação pública LED da Schréder não só proporcionam enormes benefícios energéticos e ambientais, também melhoram a qualidade da luz, através de uma superior restituição cromática e melhores níveis luminotécnicos que aumentam a sensação de segurança e de conforto para potenciar a vivência, mobilidade e economia noturna em todo o município.

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão salienta que a região da Lezíria do Tejo tem uma das taxas de execução mais elevadas do país para o Programa Portugal 2020. Os investimentos levados a cabo na melhoria da eficiência energética das infraestruturas públicas, nomeadamente na substituição em grande escala da iluminação pública para tecnologia LED nos 11 Municípios que fazem parte da a CIMLT tiveram um papel decisivo no alcance deste resultado.

Vídeo resumo sobre o Projeto CIMLT disponível em https://youtu.be/iQ3usXqUF7w

 Fonte: Creative Press

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.