Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Envolvendo cerca de 1500 pessoas no concelho

Batalha prepara vacinação de idosos (+80) e de pessoas (+50) com comorbilidades de risco

Tenda da Unidade de Saúde Familiar

A vacinação de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com comorbilidades de risco entre os 50 e os 79 anos abrange cerca de 1500 pessoas no concelho da Batalha, segundo os dados disponíveis da Saúde, sendo uma tarefa coordenada pelas autoridades de saúde e com o apoio logístico da Câmara Municipal.

 O processo de vacinação no Município da Batalha, continua nas próximas semanas junto das IPSS onde ainda não foi possível proceder a inoculações devido a caso ativos; em profissionais de saúde prioritários do setor privado e social, mas também junto dos elementos do corpo de Bombeiros Voluntários, e começam a ser vacinados os grupos prioritários seguintes.

A convocatória de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com doenças de risco entre os 50 e 79 anos terá como método preferencial a mensagem SMS, conforme o definido pela DGS, apenas sujeito a inscrição online as pessoas que não sejam seguidas pelo Centro de Saúde ou profissionais de saúde em prática isolada. Apenas nestas situações, devem inscrever-se em: https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/.

Em reunião de trabalho com a coordenação da Unidade de Saúde Familiar da Batalha, foi possível identificar os possíveis ciclos de vacinação e cuja melhor planificação está dependente do fluxo de entrega das vacinas necessárias, uma vez que estão garantidas todas as demais condições logísticas e ao nível de recursos humanos.

O presidente da câmara municipal, Paulo Batista Santos, acredita no sucesso e urgência deste processo de vacinação, “que deve ser devidamente planeado, transparente e sem falhas no cumprimento das prioridades definidas pela equipa de coordenação nacional”.

“Entendo que todos temos de fazer um esforço suplementar e o dever de aumentar consideravelmente o número de inoculações de vacinas, antecipar as fases previstas para a população em geral, e para tanto o Município já disponibilizou o Centro de Exposições da Batalha e os recursos necessários para assegurar esse objetivo”, acrescenta o autarca.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.