Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Com a presença de alunos e alunas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Ação de sensibilização assinala Dia da Floresta Autóctone na Lagoa da Ervedeira

Plantação de carvalho

Para assinalar a importância do Dia da Floresta Autóctone, o Município de Leiria irá promover uma ação de sensibilização na Lagoa da Ervedeira, na manhã de 23 de novembro, que contará com a presença de alunos e alunas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.

Esta ação, dinamizada em parceria com o Instituto Português de Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, consistirá na sensibilização para a importância das espécies autóctones, identificando as espécies que estão adaptadas à região da Lagoa. Será efetuada a plantação neste local, que tem sido alvo de diversas intervenções de regeneração e renaturalização ecossistémica, desde que foi assolada pelo incêndio de 2017.

Outra perspetiva que não ficará esquecida nesta comemoração é a ameaça que as plantas invasoras representam para as espécies nativas deste local de particular importância natural, já que se irá também proceder a uma ação de controlo preventivo das espécies invasoras que têm proliferado nesta Lagoa, situação em relação à qual já tem vindo a ser desenvolvido trabalho, tanto na sua eliminação, como na sensibilização de toda a comunidade, no sentido de estar alerta para os danos que estas plantas podem causar.

O vereador do Ambiente do Município de Leiria, Luís Lopes, irá acompanhar esta ação de sensibilização, durante a qual os alunos das duas turmas presentes terão uma oportunidade única de testemunhar a importância da manutenção de espécies autóctones da região de Leiria, ao mesmo tempo que adquirirão conhecimentos valiosos no campo da preservação, regeneração e renaturalização de ecossistemas.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.