Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Localizada na Quinta das Pratas

Câmara do Cartaxo candidata Árvore do Chá a Árvore do Ano 2022

Árvore do Chá, da Quinta das Pratas

A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta das Pratas, a Árvore do Ano 2022. O júri nacional já a considerou uma das 10 mais extraordinárias do país, agora é tempo de votar para a levar à Europa. Vote aqui https://portugal.treeoftheyear.eu

Calcula-se que foi há 112 anos que a Árvore do Chá foi plantada na Quinta das Pratas, no Cartaxo. De seu nome científico Melaleuca Armillaris, de origem australiana, a árvore encontrou no Cartaxo terra fértil para crescer até à extraordinária dimensão com que hoje se apresenta –  um tronco com seis metros de perímetro do qual saem longos ramos que, como braços de madeira viva, se alongam até aos 9 metros de altura.

Mas se é a sua dimensão o que, à primeira vista, mais impressiona, é a sua ligação às gentes do Cartaxo que a tornam única e insubstituível. Ainda as fotografias não era coisa de tirar por “dá cá aquela palha” e já os seus ramos esculturais eram procurados para cenário de fotografias por quem visitava o Museu Rural e do Vinho bem ali de frente. Foi entre os seus ramos que muitos jovens fizeram as primeiras promessas de amor, que os amigos conversaram horas a fio ou trocaram risos e segredos no fim dos dias de aulas. É caso para dizer que a Melaleuca Armillaris da Quinta das Pratas conhece quase toda a gente no Cartaxo e arredores.

Depois de passar 112 a ser abrigo e escultura natural, a oferecer o verde profundo das suas folhas delicadas ou a força dos seus troncos robustos, às gentes do Cartaxo e a quem visita o concelho, é tempo da Árvore do Chá vir pedir ajuda a toda a comunidade – é que para ser conhecida por essa Europa fora precisa de apoio. São apenas dois ou três cliques para se tornar famosa – defenda a sua árvore junto dos amigos, partilhe fotografias, insista e persista junto da família. A sua, a nossa lindíssima árvore precisa de votos.

Vote aqui:
https://portugal.treeoftheyear.eu

 A votação decorre até dia 5 de janeiro. No dia 6 de janeiro de 2022 será anunciado o vencedor português que irá participar no concurso europeu. Contribua para fazer desta extraordinária árvore, uma árvore mesmo muito vaidosa.

   Fonte: GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.