Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

CIMRL lança campanha de sensibilização

CIM da Região de Leiria promove parceria para testes gratuitos à Covid-19 nas farmácias

Face ao agravamento da situação pandémica e às novas regras sanitárias em vigor, que exigem um teste negativo para entrar em vários estabelecimentos e eventos, a população tem acorrido em massa às farmácias onde os rastreios são gratuitos e comparticipados pelo SNS, tendo surgido muitas dificuldades para os utentes em resultado do reduzido número de farmácias aderentes ao programa de testagem.

De um total de 82 farmácias nos dez municípios da Região de Leiria, apenas aderiram aos testes gratuitos 25 farmácias (cerca de 30%), registando-se mesmo nenhuma adesão em 4 municípios da região, respetivamente, nos municípios da Batalha (4/0), Castanheira de Pera (1/0), Figueiró dos Vinhos (3/0) e Marinha Grande (8/0). As farmácias aderentes em Alvaiázere (3/1), Ansião (4/4)), Leiria (30/9), Pedrógão Grande (1/1), Pombal (20/9) e Porto de Mós (9/1) – Legenda: [Município (T/A) – (Total /Aderentes)].

Para mitigar este problema, a CIM da Região de Leiria está a diligenciar junto da Associação Nacional de Farmácias (ANF), sobre a disponibilidade desta entidade em realizar parcerias e promover ações de sensibilização para incrementar a adesão das farmácias dos 10 municípios da região, promovendo desta forma uma colaboração mais efetiva das farmácias ao programa nacional de testes rápidos de antigénio (TRAg) à Covid-19, comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (15€, por teste).

Esta medida visa monitorizar a evolução do desconfinamento, acautelando assim a transmissão descontrolada do vírus e promovendo a diminuição de contágios.

Os testes rápidos de antigénio podem ser feitos nas farmácias aderentes dos concelhos abrangidos da Região de Leiria, que estarão devidamente identificadas com o serviço “Testes Rápidos Covid-19 (gratuitos)”.

De igual forma serão dinamizadas ações de divulgação e informação das farmácias aderentes ao programa de testagem gratuita, através das redes sociais e meios de comunicação existentes nos Municípios.

Pretende-se aumentar consideravelmente o número de farmácias aderentes, garantindo, assim, melhores condições de prevenção das populações locais.

 Fonte: CIMLT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.